Planejamento de obras eficaz depende do controle

Engenheira da Toctao e mestre em Construção Civil, Cecile Ulhôa, enfatiza importância de acompanhar indicadores que apontam o cumprimento do que foi previsto

Este slideshow necessita de JavaScript.

Desenvolver e implementar o planejamento de uma obra é uma atividade de relevância fundamental para o sucesso de qualquer edificação. Mas ter um processo gerencial que integre as ferramentas de controle e esteja alinhado ao plano da obra é um dos principais desafios dos modernos empreendimentos. O tema foi tratado pelo engenheira civil Cecile Ulhôa, responsável pelo Departamento de Planejamento e Controle de Obras da Toctao Engenharia, durante sua participação em workshop promovido pelo Comitê de Construbusiness da Amcham Brasil – Câmara Americana de Comércio no Brasil -, no dia 15 de agosto último, na sede da organização em Goiânia.

“O planejamento é fácil de ser implantado, o difícil é o controle. É necessário ter disciplina para tal, acompanhando indicadores específicos de cada área. Não podemos correr o risco de trabalhar para implantar algo que é de extrema importância, mas que no final pode não servir de nada”, detalhou a especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Construção Civil, Cecile Ulhôa.

Entre os principais benefícios que podem ser obtidos com eficientes processos de controle, a engenheira da Toctao destaca a entrega da obra no prazo estabelecido, redução de custos, aumento da produtividade, com a redução de retrabalho; cumprimento com as metas de contrato e a consequente satisfação dos clientes. De acordo com ela, para ser efetivo, o planejamento deve ser feito antes do início da edificação e prosseguir até o pós-obra.

Efetivo cumprimento
Cecile destaca a importância dos indicadores da obra para o efetivo cumprimento do que foi planejado. “Os indicadores de controle servem para analisar se a construção está dentro do cronograma, se o custo está dentro do esperado; além de controlar a qualidade, ações voltadas para o meio ambiente, o cumprimento das normas de saúde e segurança no trabalho, etc.”, explicou.

Na visão da engenheira, o mercado de construção brasileiro está no caminho certo, mas é preciso avançar mais utilizando o conhecimento disponível com maturidade. Para ela, é necessário continuar estudando e buscando inovações e melhorias, tanto em tecnologia quanto na profissionalização da mão de obra.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s