Senador Canedo ganha seu primeiro centro clínico e cirúrgico oftalmológico

Município ainda não contava com um centro especializado em saúde ocular. A Olha! Clínica Oftalmológica, que já está funcionando no shopping Senador Center, irá ampliar atendimento da população da cidade, que tem grande dependência da capital para acesso à tal especialidade médica

Uma ação educativa marcou a inauguração do primeiro centro de tratamento e diagnóstico para a saúde dos olhos em Senador Canedo, a Olha! Clínica Oftalmológica. O espaço, inaugurado neste mês de setembro, já está em funcionamento no shopping Senador Center.

Sob o comando do médico oftalmologista Henrique Rocha (CRM 14844 GO) a clínica levou para os frequentadores do centro de compras a  cabine “Teste sua Visão”. A ação gratuita e educativa teve o objetivo de alertar as pessoas para possíveis dificuldades visuais, que podem ser prevenidas.

“É um exame simples que testa a acuidade visual da pessoa,  mas muito importante para apontar indícios de possíveis dificuldades visuais, como por exemplo, a ambliopia, a redução de visão em um ou em ambos os olhos sem que se apresente anomalias estruturais no órgão”, explica Henrique Rocha, que é membro da Sociedade Brasileira de Catarata e Refrativa e das Sociedades Americana e Européia de Catarata e  Refrativa e da Sociedade Brasileira de Glaucoma.

Segundo o médico, o teste funciona com a Tabela de Snellen, um cartaz com letras e números que são dispostos a seis metros de distância do examinado, que deve identificar os símbolos a medida que vão ficando menores.

Luis Azevedo, 31 anos, foi um dos que fizeram o teste e percebeu que sua visão não está como imaginava. “Vou realmente precisar de óculos, pois foi difícil enxergar as letrinhas menores”, disse o frequentador do shopping Senador Center ao fazer o teste oferecido pela Olha! Clínica Oftalmológica. Segundo ele, a preocupação é maior porque em breve terá que renovar sua carteira de habilitação (CNH).

O médico Henrique Rocha considera que o teste de acuidade visual é uma forma de compartilhar informação e gerar a conscientização sobre a importância da prevenção, especialmente no contexto em que a falta de acesso ao especialista ainda é realidade para muita gente.  De acordo com o último Censo Oftalmológico realizado pelo CBO, Goiás possui um oftalmologista para cada 19.556 habitantes, abaixo da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de um médico para cada 17 mil habitantes. Dados do CBO também aponta que 80% dos problemas visuais poderiam ser resolvidos com uma consulta simples ao especialista no tempo correto.

A clínica
Tendo o oftalmologista Henrique Rocha (CRM 14844 GO) como diretor clínico, a Olha! Clínica Oftalmológica surgiu para ampliar o atendimento à saúde dos olhos em Senador Canedo. Segundo o médico, que já atuava na rede pública de saúde da cidade, é grande o número de pacientes que vão a Goiânia para buscar tratamentos para problemas de visão. “A dependência da capital para acesso a este tipo de especialidade médica é grande aqui em Senador Canedo, então ”, observou.

Segundo Henrique, um das formas de facilitar o acesso para a população da cidade foi escolher o shopping da cidade, localizado no Setor Central, para a instalação da clínica. “Trata-se de um local com mais segurança, conforto e que também oferece a possibilidade de ampliar o horário de atendimento, para além do período comercial”, explicou o médico e diretor clínico da Olha! Clínica Oftalmológica.

Um dos convidados de honra para a inauguração foi o oftalmologista Henrique Celso de Rezende, pai de Henrique Rocha, que possui 47 anos de carreira na medicina. Ele lembrou que o crescimento de serviços de saúde em shoppings tem sido uma tendência nos dias de hoje, visando trazer mais comodidade para as pessoas.

O primeiro centro especializado em cuidados oftalmológicos da cidade conta com três consultórios, um centro cirúrgico e equipamentos de exames para detectar doenças da retina, do cristalino, do nervo óptico e da córnea, a nova unidade médica funcionará de segunda-feira a sábado, das 9h às 19h, no Senador Center, no Centro da cidade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s