Dia da Secretária: Data lembra a importância da profissão e sua evolução ao longo dos anos

A profissão secretária inicialmente era cumprida por homens, porém, a partir da década de 50 surgem as mulheres no cargo. Dados da Catho mostram que o salário da profissão no Brasil é de em média, R$1.382,00, mas pode ser bem mais alto quando falamos de cargos como da secretária executiva ou bilíngue. A gerente de gestão de pessoas da do Sicredi, em Goiânia, Juliana Oliveira Brunetto ressalta as atribuições da secretária, que vão desde realizar o agendamento e cancelamento de compromissos, eventos e viagens, atender clientes externos e internos, controlar documentos e correspondências a participar de reuniões na elaboração de atas e pautas.
Segundo o site especializado em profissões, Guia da Carreira, quem atua ou deseja ingressar na área, já deve investir em formação superior. Os cursos comumente chamados de Secretariado é oferecido na habilitação de bacharelado, com duração de 4 anos, e também como curso tecnológico, com duração média de 2 anos. No mercado existem nas opções presencial e à distância.
A profissão de Secretária é regulamentada pela Lei 7377 de 30/08/85 e 9.261 de 11/01/96, possuindo também o Código de Ética (cópia da Lei e do Código de Ética podem ser acessadas no site www.fenassec.com.br). De acordo com a Federação Nacional das Secretárias e Secretários, existem hoje, no Brasil, quase dois milhões de profissionais que atuam em diversos segmentos.
Gerente de gestão de pessoas da do Sicredi, em Goiânia, Juliana Oliveira Brunetto
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s