Farmácias de bairro investem no Instagram para atrair clientes

Depois do WhatsApp, o mensageiro eletrônico mais famoso do mundo, as farmácias e drogarias de bairro em Goiás veem agora no Instagram um novo canal para interagir com o cliente. A rede social acessada todos os meses por 1 bilhão de pessoas no planeta inteiro está no radar do comércio varejista de produtos farmacêuticos. Em Goiânia e no interior, as farmácias independentes já utilizam o Instagram para anunciar novos produtos, fazer review de lançamentos do mercado, divulgar campanhas de conscientização e, claro, vender.

Presidente do Sincofarma-GO (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Goiás), João Aguiar Neto diz que a adesão das farmácias e drogarias ao Instagram reflete o incentivo que a instituição tem feito para essas empresas adotarem as tecnologias que o próprio consumidor utiliza. “O cliente se modernizou e hoje procura resolver tudo pelo smartphone. Portanto, nós precisamos garantir o atendimento na plataforma que o consumidor escolher, sem descuidar das normas a que estamos submetidos, evidentemente”, observa Aguiar.

Localizada na Região Leste de Goiânia, a Drogashop tem perfil no Instagram. A empresa utiliza a rede social para fazer ações de marketing, como a que realizou em novembro passado, numa adaptação da black friday. A drogaria aproveita a audiência na internet para comercializar cosméticos e produtos de beleza. É o que atrai a atenção da gestora de pessoas Renata Silva, de Aparecida de Goiânia.

“Sempre fico procurando no Instagram das farmácias que sigo as promoções de produtos de manipulação para o rosto, para o corpo. São cremes, pomadas e tratamentos para a pele e etc. O que eu queria mesmo é ter dinheiro para comprar tudo isso ao mesmo tempo”, brinca Renata, adepta do Instagram desde 2015.

Relacionamento com o cliente

Wander Tamura Borges é gerente da Drogaria do Clero, em Aparecida. Ele diz que o perfil da empresa no Instagram foi criado há três anos com o propósito comercial. Mas depois de passar por cursos de qualificação em atendimento e gestão, o executivo conduz agora um processo de reestruturação no Instagram da drogaria.

“Não importa só deixar a página com o perfil comercial, de venda. É preciso qualificar o relacionamento com o cliente. Queremos agregar valor à marca com a prestação de serviço à sociedade através de comunicados de interesse público, por exemplo”, comenta Wander. Produtos da linha de perfumaria, shampoos e esmalteria são alguns dos principais itens anunciados no Instagram da drogaria.

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