No Catarse, HQ Zahira retrata uma guerreira negra forte e destemida

Está no ar, desde o dia 11 desse mês, a campanha para financiar a HQ Zahira – Um Conto Al-Andalus, que conta a história de Zahira, a Capitã do exército Nasrida, em sua jornada contra a Reconquista Espanhola no final do século XV. O projeto é assinado pela ilustradora Bruna Aurélio e pela roteirista Mylle Silva, que elaboraram juntas a história desde o começo.

A ideia de uma guerreira medieval agradou Bruna logo de cara e encaminhou os acontecimentos da narrativa. A HQ terá 40 páginas – das quais 35 serão a história – miolo colorido e formato 15 cm x 21 cm. A campanha de financiamento coletivo custeará a tiragem de 1000 exemplares e os envios das recompensas. Os demais custos ficarão por conta das autoras. O lançamento da publicação acontecerá na CCXP, em São Paulo.

Sinopse

Em 1491 o Reino de Granada era a última região da Espanha que ainda pertencia aos muçulmanos. No comando do exército Nasrida está Zahira, uma mulher destemina e forte que possui um único objetivo: ganhar a guerra dos Reis Católicos. Para isso, ela acreditou que tinha um aliado, o General espanhol Velásquez, que conquistou sua confiança e seu coração se fazendo passar por desertor.

Agora que Veslásquez sumiu sem deixar pistas, ela está disposta a encontrá-lo e descobrir o motivo de seu sumiço antes confrontar o exército inimigo. Mas, em seu caminho, ela encontra Samir, um jovem espanhol mentiroso, astuto e perspicaz que parece não se importar com nada além de salvar a própria pele. Juntos, eles desenvolverão os laços de mentora e pupilo, e definirão o final da Guerra de Granada.

Autoras

Mylle Silva é escritora, roteirista e artesã. Dedica-se à escrita desde os 8 anos e em 2014 lançou seu livro de contos A Sala de Banho, encadernado manualmente por ela. Também participou da coletânea Flupp: Novos Talentos, de 2015, e da exposição itinerante Poesia Agora.

Trabalha com quadrinhos e participa de eventos na área desde 2013. É roteirista e idealizadora da HQ A Samurai, que conta com a participação de oito novos talentos dos quadrinhos nacionais. A graphic novel, viabilizada através de financiamento coletivo, é uma trilogia e seu segundo volume, A Samurai: Yorimichi. Sua última publicação, o spin-off A Samurai: Primeira Batalha, foi lançado em 2017, na CCXP (SP). Acabou de financiar a HQ Doce Jazz, que hoje está nas mãos da incrível Melissa Garabeli.

Bruna Aurélio trabalha como ilustradora há aproximadamente quatro anos, produzindo artes para jogos, animações e livros infantis. Alguns dos projetos mais recentes dos quais fez parte foram o curta animado João Ambiente (exposição audiovisual itinerante que ensina crianças sobre sustentabilidade – produzido pela Abissal Studio), o comercial e reformulação do mascote “Molekinho” (da empresa Beira Rio, veiculado no Cartoon Network e produzido pela Abissal Studio) e o jogo digital Magicademia (Supernova Games). Atualmente, trabalha como Concept Artist no estúdio de games Insane, em São Paulo.

1 comentário Adicione o seu

  1. Mylle Silva disse:

    Muito obrigada por me ajudar a divulgar a campanha! O Caneta e Café está cada vez mais lindão, parabéns por mante-lo 😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s