Cegueira pode ser umas das consequências do diabetes

O diabetes é uma doença que atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo mundo. No Brasil há mais de 16 milhões de indivíduos com a patologia e cerca de 72 mil brasileiros morrem anualmente por causa da doença. Os dados são da OMS (Organização Mundial de Saúde). Para relembrar sobre a importância do assunto, a ONU (Organização das Nações Unidas), instituiu o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro.

Um dos sentidos mais prejudicados pelo diabetes é a visão. Como a doença promove alterações nos vasos sanguíneos, a irrigação da estrutura ocular fica comprometida, resultando numa doença chamada retinopatia diabética. Especialistas alertam que o lado preocupante dessa disfunção é a falta de sintomas, que só se manifestam em estágios avançados. Entre os mais comuns estão a visão borrada, flashs e a perda repentina da capacidade de enxergar.

O presidente da Cooeso-GO (Cooperativa Estadual de Serviços em Oftalmologia de Goiás), Diogo Mafia Vieira, explica sobre a necessidade de prevenir as complicações decorrentes do diabetes. “A retinopatia diabética não deve ser tratada tardiamente porque seu avanço é progressivo. Ela é a principal causa de cegueira em adultos com diabetes e seu diagnóstico precoce pode reduzir em 80% o risco de cegueira”, diz.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da retinopatia diabética é feita através de exames oftalmológicos específicos. A eficácia do tratamento precisa ser associada ao controle rigoroso da glicemia, além de acompanhamento com outros especialistas.

O tratamento mais utilizado é o uso de laser, que ajuda na regressão dos vasos anormais da retina e diminui o risco de hemorragia. Em casos mais severos a vitrectomia é indicada. A técnica consiste em uma cirurgia onde o oftalmologista retira o vítreo cheio de sangue e o substitui por um líquido transparente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s