Exposição com autógrafos de escritores goianos faz um passeio pela história literária e construção de Goiás

Até 14 de abril o público poderá conferir raridades entre as peças na exposição Autógrafos – Grandes Escritores Goianos, no Passeio das Águas Shopping

Este slideshow necessita de JavaScript.

Grandes escritores goianos ajudaram a escrever a história do nosso Estado. Um deles foi Bernardo Élis, advogado, professor, poeta, contista e romancista, além de ter sido o primeiro e único goiano a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Nascido em 15 de novembro de 1915, no município de Corumbá de Goiás, publicou várias obras ao longo de sua vida, entre elas “Apenas um Violão”, “O Tronco” (que posteriormente virou filme), e “Ermos e Gerais” (fez com que ganhasse a primeira edição da Bolsa Hugo de Carvalho Ramos), sua mais premiada obra.

Outro escritor que ajudou na construção da história literária goiana foi o pai de Bernardo Élis, Eurico Curado. Considerado o pioneiro da escola simbolista em Goiás, nasceu em 18 de maio de 1880. Eurico escreveu o livro de poemas “Iluminuras” (1913), a sua segunda obra foi “Poesias” (1957), que recebeu o prêmio da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, da União Brasileira de Escritores – Seção de Goiás.

Exemplos como os destes escritores do passado nos possibilita fazer um passeio pela história literária e da construção de Goiás. Para resgatar um pouco desta memória goiana, acontece até 14 de abril, no Passeio das Águas Shopping, a exposição Autógrafos – Grandes Escritores Goiano. A mostra, que é gratuita, conta com 30 livros autografados pelos maiores escritores do Estado, inclusive os já mencionados.

Além de escritores, temos políticos, como Pedro Ludovico Teixeira, que colaborou para a história de Goiás. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1915), foi um dos líderes da Revolução de 1930 no Estado, interventor federal em Goiás (1930-1933) e governador de 1935 a 1937. Responsável direto pela mudança da capital de Goiás para Goiânia, Pedro teve o livro “Como e Porque Construí Goiânia” editado pelo Senado Federal, em 1966, no qual dá a sua versão sobre a capital que fundou poucos anos antes de ser cassado e se retirar da vida pública.

Outro envolvido com a vida política e que teve sua parcela de contribuição na história dos goianos foi Venerando de Freitas Borges, o primeiro prefeito de Goiânia. Exercendo também a função de jornalista e escritor brasileiro, colaborou com jornais desde sua juventude, mas foi apenas na terceira idade que publicou dois livros, “Dobras do Tempo” (1981) e “Samburá” (1986), e foram tão importantes que o levou para Academia Goiana de Letras.

“Os autógrafos em exposição são produtos de museu para que as pessoas possam se aproximar dos maiores autores de Goiás e de incentivar a literatura goiana. Essas obras não têm um valor em dinheiro, mas sim histórico, são fatos fantásticos da nossa literatura”, explica o curador da exposição, o jornalista e membro da Academia Goiana de Letras, Iúri Rincon Godinho.

A exposição, aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia, contempla ainda uma lista de políticos que escreveram livros, obras dos ex-governadores Irapuan Costa Júnior e Mauro Borges. Dentre os mais contemporâneos, quem visitar a mostra poderá ver os autógrafos do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Geraldo Coelho Vaz, do poeta Gabriel Nascente e de autores como Bariani Ortêncio, José Mendonça Teles e Ursulino Leão, entre outros.

Serviço: Exposição “Autógrafos – Grandes Escritores Goianos”
Quando: Até 14 de abril
Horário: Das 10h às 22h
Onde: Na área em frente à Zara e Brooksfield do Passeio das Águas Shopping
Estacionamento gratuito para todos os visitantes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s