A falsa nobreza do suicídio

Por Pedro Scalon (historiador, compositor e cantor)

O cantor goiano Pedro Scalon (Crédito da foto – Fernanda Petrillo)

Quero falar com clareza sobre um assunto muito angustiante para o nosso tempo, que tem levado alguns heróis e amigos, e isso tem me preocupado! Quando a pessoa pensa em suicídio, na realidade não quer matar a vida e sim a dor.

Filosoficamente falando, todo pensamento sobre a morte é uma manifestação da vida, pois representa a mente viva pensando na morte e não a morte pensando em si mesma. Portanto, não existe a ideia pura de suicídio como vejo muitos psiquiatras e psicólogos defendendo suas supostas teses.

Veja só… Nunca existe consciência dentro da inexistência. Faz sentido!?

Depressão é coisa séria, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% da população mundial, cerca de 1,5 bilhão de pessoas devem desenvolver um quadro depressivo ao longo da vida.

Ninguém deve pensar que a depressão é fragilidade ou fingimento. É uma doença séria que deve ser tratada por meio da psicoterapia e psiquiatria. E pode fazer qualquer um se sentir no cárcere da emoção.

Essa doença representa o último estágio do sofrimento humano. Só quem conhece esse drama ou já viveu esse tétrico quadro, entende o que estou falando.

Se você tem parentes ou amigos com depressão e sem coragem para viver, ouça-os sem criticar. Não seja estupido o bastante para dar lhes conselhos superficiais. Uma pessoa madura não dá as costas para a dor, mas a enfrenta com dignidade. Então mostre a elas as cores de vida, pulso, força de espírito, não menospreze e jamais julgue.

A depressão e ansiedade é um sinal que o nosso tempo está doente. Para vencer isso só com uma dose brutal de consciência e amor.  Sejamos lúcidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s