[Aguçando Paladar] Chá da Tarde: Las Nenas recria um costume tipicamente portenho nas tardes de Goiânia

Por Johny Cândido

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um dos hábitos mais tradicionais na Argentina é reunir os amigos para o chá da tarde. Nos fins de tarde, as cafeterias e confeitarias de Buenos Aires se perfumam com o cheiro do café e chá, doces e churros. Inspirada por essa tradição, a chef Carô Uchoa Borges, trouxe para o Las Nenas, o a La Tarde, menu feito especialmente para o chá da tarde, com variações de toasts, tortillas, tostadas de media luna (como são chamados os croissants na Argentina), bolos, sucos, frutas, saladinhas, chás e café.

Neta de argentinos, que foram donos da tradicional Confitaria La Certosa, fundada no início do seculo XX, na Avenida Entre Rios, nº 1.548, em Buenos Aires, Carô fez mais uma homenagem à história da própria família. Além do cardápio fixo do chá da tarde, o Las Nenas também abriga sua confeitaria, com clássicos da pâtisserie francesa. “Aqui não temos nada de modismos como creme de avelã ou leite ninho ou uso de leite condensado, por exemplo. Seguimos a cartilha francesa, com doces tradicionais como o mil folhas, o Saint Honoré e as éclairs, feitas com creme pâtissier (creme de confeiteiro)”, explica Carô. O Las Nenas também tem aceita encomendas de bolos, tortas e outros itens do cardápio.

Sobre a chef
Carolina Uchôa é formada em Administração e chef por paixão. Passou pela Escola Wilma Koveski, Le Cordon Bleu, Laurent Saudeau e Belle École. Mas tudo começou mesmo dentro de casa. Com um histórico familiar bem ligado à culinária, a história se inicia na renomada Confeitaria La Certosa, em Buenos Aires. É daí que nasce a inspiração atual de Carô, o Las Nenas, seu Bistrô em Goiânia.  A chef também ficou em segundo lugar no reality Fecha a Conta, do programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga.

História
A história dos Las Nenas começa lá atrás, com a renomada confeitaria La Certosa, fundada no início do seculo XX, na Avenida Entre Rios, nº 1.548, em Buenos Aires, na Argentina. Fundado pelo bisavó de Carô, o “nonno”trouxe da Itália receitas de família, especializando-se em doces finos, bolos de aniversários e casamento, além de sanduíches e empanadas, com serviço de bufê para ocasiões especiais. Em 1955, pela situação política argentina, Vô Hector, “filho do dono” da confeitaria resolveu vir para o Brasil cuidar de outros negócios.

No Brasil criou suas filhas, netos e bisnetos, que tiveram o carinho e a atenção da sua esposa, vó Nenê, e da sua cunhada, Gladys, conhecida carinhosamente por Tata. Sessenta anos depois da chegada desta família ao Brasil, a neta de Vô Hector, Carolina Borges, mais conhecida por Carô, resgata esta antiga tradição de reproduzir receitas da família, transmitindo, na preparação dos seus pratos, “memórias afetivas”. O nome é uma homenagem às avos Nenê e Tata.

Serviço
Las Nenas
Avenida 136, nº 20, Setor Marista.
Telefone: 62 3088-6070
De segunda a sexta das 7h30 às 23h.
Sábado das 9h às 23 h.
Domingos e feriados: das 9h às 15h.
Goiânia, 29 de abril de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s