Por Johny Cândido
O Rio Quente Resort é opção para famílias, grupo de amigos, casais ou até mesmo para quem gosta de viajar sozinho e fazer novas amizades. É um complexo de turismo com diversas opções de hospedagens e várias atrações para todos os gostos
O mês de julho chegou e nada melhor do que aproveitar as férias escolares com uma viagem para toda a família e/ou amigos. O Rio Quente Resort, é um lugar perfeito para quem busca adrenalina, diversão e momentos únicos repleto de natureza, ótimo para fugir de tudo e relaxar em meio às suas águas quentes. Local rodeado de uma beleza exótica, o clima sempre ameno e a rica fauna e flora são o cenário das mais incríveis fontes de águas quentes do Brasil.
O Local tem hospedagem para todos os gostos e conta com seis opções; o Hotel Rio Quente Cristal, Hotel Turismo, Hotel Pousada, Hotel Giardino, Rio Quente Suíte & Flat I e Eco Chalés. Eu, Johny Cândido jornalista e editor dessa coluna de turismo (Diário do Turista), publicada todas as sextas-feiras indicando uma opção de lazer para aproveitar dias de descanso tive a oportunidade de me hospedar no Hotel Pousada e viver uma ótima experiência hoteleira.
Esse hotel dentro do Rio Quente Resort traz o equilíbrio perfeito entre tradição e modernidade, foi ele que deu origem a todo o complexo. Por ter sido o primeiro hotel do Rio Quente, ele possui uma localização extremamente privilegiada. Localizado próximo do Parque das Fontes, um universo de piscinas e fontes de águas naturalmente quentes, e do Hot Park.

O Hot Park é um lugar exuberante em meio à natureza exuberante do Cerrado, dentro do Rio Quente. Maior parque aquático da América Latina, possui atrações emocionantes como o Xpirado e o Half Pipe, mas também conta com brinquedos que proporcionam lazer e relaxamento para adultos e crianças, como o Hotibum, o Acqua River e o Lazy River. Dentro do Hot Park também é possível curtir a Praia do Cerrado, maior praia de águas quentes naturais do mundo com uma piscina com ondas que chegam até 1,2 metros.
História da cidade do Rio Quente
A cidade do Rio Quente, rodeada pela bela vegetação e fauna do cerrado, abriga o maior rio de águas termais do mundo, com temperatura média de 38º numa extensão de 12 km, até o Rio Piracanjuba.Neste cenário único, o aquecimento das águas surge com a chuva que penetra nas rachaduras das rochas e se infiltra no solo, ocorrendo o fenômeno do aquecimento.
Este paraíso de águas termais foi descoberto no ano de 1722, pelo bandeirante Bartolomeu Bueno Filho, que deparou com o rio de águas quentes. Desde então a notícia espalhou e a região passou a ser constantemente visitada. A cidade foi tida como “Patrimônio de Caldas Novas” até 11 de maio de 1988 quando após um plebiscito, os votos favoráveis à sua emancipação foram vencedores. Atualmente, a cidade conta com 4.311 habitantes. A população é conhecida por ser altamente receptiva e acredita que seu patrimônio cultural seja o próprio rio de águas termais, pois tudo que aqui é gerado é em função deste rio. O município ainda conta com o turismo religioso, pois aqui se localiza a “Casa de Maria”, afiliada à Associação Família de Nazaré.
A Cidade de Rio Quente situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro a março, com uma temperatura média anual de 23 C, oferecendo ao visitante excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo. O Município embora de pequena dimensão territorial, tem uma boa agricultura, com cultivo de milho e arroz e pratica a pecuária de leite. No entanto sua fonte de recursos principal está no complexo turístico com renome Nacional.
Finalizando a entrevista, a secretária de cultura, Ana Paula Lima, afirmou que Rio Quente é uma cidade tranquila, agradável e com o índice de criminalidade quase zero. Tendo suas ruas e praças reflexo a simplicidade e a beleza, “que vão ficar ainda mais belas, pois recebemos 450 mil reais do Sebrae, para investirmos na revitalização na fachadas das lojas da Avenida Brasil, Avenida Maranhão e a feira do Ipê”, contou Ana Paula.