Quarto mistura modernidade e prioriza o aconchego na Mostra Kzulo 2019

Projetado pelos arquitetos Lucas Machado e Isabella Gondim, “Quarto do Jovem Tecnológico” retoma o passado para imaginar o futuro

Este slideshow necessita de JavaScript.

Moderno e vintage se completam no ambiente Quarto do Jovem Tecnológico, projetado pelos arquitetos e urbanistas Lucas Machado e Isabella Gondim para a Mostra Kzulo. Através dos detalhes, a dupla imaginou como seria o espaço atualmente se seu dono, Roberto Homsi, ainda morasse lá. Um jovem à frente de seu tempo, que faleceu em um acidente de carro há mais de 20 anos. Com 21 metros quadrados, o trabalho está exposto na edição 2019 da mostra, que vai até o dia 20 de outubro, no Centro de Anápolis.

Posicionado dentro do banheiro, sem portas para que haja uma integração total com o restante do espaço, o quadro da Urban Arts com os dizeres Open Your Mind sintetiza todo o projeto. Um ambiente totalmente integrado, “fora da caixa”, que permite estar em contato com a tecnologia em qualquer lugar, seja por meio da internet, da TV ou com música e até projeções. Em meio a gêneros musicais diversos, o sistema de som, empregado em todo o espaço, se junta ao telão, que pode ser visto até mesmo do banheiro, com o intuito de transportar os visitantes a um momento único.

Proprietário da primeira loja de importados de Anápolis, Roberto havia disposto um sistema de iluminação pelo ambiente na época em que viveu lá, o que motivou os arquitetos a implantarem uma nova proposta, mais moderna e atual. “Com perfil iluminado, nós empregamos maior tecnológica nas luzes e também posicionamos uma opção direta, para leitura e troca de roupa, e indireta, que deixa o ambiente mais aconchegante para assistir um filme, por exemplo”, explica Lucas.

Os tons de cinza concreto, em uma das paredes e no teto, e o tomilho seco, atrás do armário e na bancada de estudos, se completam com elementos característicos da cultura árabe, homenagem deste ano da Mostra Kzulo. Além da manta com estampa arabesca, que remete ao clássico árabe e o skyline de Dubai, o quarto possui ainda detalhes em dourado nas luminárias e nos interruptores, que remetem à riqueza daquela cultura.

No décor, a marcenaria planejada, como a da cama, projetada pelos arquitetos, conversa harmonicamente com peças vintage garimpadas no acervo de Roberto. Sem esquecer da modernidade, “o criado mudo foi idealizado de forma suspensa e apoiado sobre barras para o morador modular a utilização, podendo ser usado em ambos os lados”, explica Isabella. Resultado: um visual descolado sem deixar de lado o toque de aconchego que a cama pede. Elementos que deram maior praticidade ao ambiente e, que, ao mesmo tempo, preservaram a identidade e história da construção.

À frente da janela, a cortina duette da Hunter Douglas, revendida pela Revestic, permite configurar a entrada de luz da forma que o usuário preferir. “Ela possui um sistema de “cenas”, configurado pelo próprio morador através do celular”, conta Isabella. A tecnologia, como lembra Lucas, é toda automatizada, e ainda permite a programação de um horário para abrir e fechar. Na escrivaninha, uma cadeira Herman Miller possibilita uma melhor ergonomia por ter o formato da coluna vertebral e regulagem do assento para usuários de todas as alturas.

“O que mais me interessou foi saber que, mesmo em sua época, Roberto já não se contentava com o que estava em suas mãos. Ele sempre buscava o moderno, o inovador”, afirma Isabella. E foi esse sentimento que guiou a dupla na produção do armário sem portas, feito em metal, madeira e vidro, “elementos que casam com o painel ripado na cabeceira da cama e a pedra Relic Gray na parede do banheiro. Além da modernidade, também empregamos um estilo rústico ao ambiente”, detalha Lucas.

Serviço:
Quarto do Jovem Tecnológico na Mostra Kzulo 2019
Onde: Rua 7 de setembro, nº 756, Centro, em Anápolis;
Quando: Aberto ao público até o dia 20 de outubro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s