Patrimônio Cultural da Cidade de Goiás foi restaurado pelo Iphan

Por Lanna Duarte

No início deste mês, foi entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a reforma de uma casa situada na Cidade de Goiás, localizada na Rua 13 de Maio, No 19. Foram investidos R$ 529 mil na casa que é considerada referência na arquitetura histórica goiana. A obra de recuperação do imóvel, que durou seis meses, contemplou toda a consolidação estrutural, recomposição do reboco, cobertura, instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura, além das adequações nos ambientes com o objetivo de garantir a preservação e as condições de segurança.

A residência foi construída com técnicas tradicionais, parede em adobe, pisos em madeira e cimento queimado. A fachada apresenta o conjunto janela-porta-janela-janela e os cômodos seguem dispostos como uma típica planta formando o tradicional em ‘L’. As esquadrias são de veneziana e os pilares apresentam discretos capiteis. A casa histórica está inserida no Conjunto Arquitetônico, Paisagístico e Urbanístico do centro histórico de Goiás, tombado pelo Iphan em 1978, e situada em uma região de grande destaque no cenário urbano da cidade.

O proprirtário Rui José Pires, de 70 anos foi enquadrado no artigo 19 do Decreto Lei no 25, possibilitando ao Instituto a contratação dos serviços de recuperação e preservação do imóvel. Isso se deu pelo senhor Rui não ter condições financeiras de manter o imóvel em situação adequada, comprovados pelo Iphan. Para o superintendente do Iphan Goiás, Allyson Cabral, a entrega da casa totalmente restaurada representa “maior segurança e dignidade para a família, além de devolver a representação do imóvel no conjunto tombado”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s