[Aguçando Paladar] Especialista dá dicas de alimentação para a quarentena

Por Johny Cândido

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, orienta sobre os alimentos que devem estar presentes à mesa e quais cuidados de higiene e preparo são necessários

As organizações de saúde e órgãos públicos do país já alertaram: quem puder, fique em casa pelos próximos dias. Evitar aglomerações é a principal recomendação para tentar conter a pandemia do coronavírus. Neste período em que devemos reduzir a circulação, as idas ao mercado também devem ficar mais restritas. Mas isso não significa que devemos colocar na despensa apenas alimentos industrializados e não perecíveis, como explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

“É importante tentar ao máximo manter uma rotina alimentar balanceada e saudável. O consumo frequente de frutas e vegetais é imprescindível, ainda mais em um momento em que precisamos estar com uma boa saúde. Quando as defesas do organismo estão em dia, favorece que o vírus cause menos danos ao organismo e reduz o tempo de recuperação em caso de doença”, comenta a profissional.

Para quem vai cumprir com o isolamento social nas próximas semanas e está preocupado com o que colocar no carrinho, Renata listou algumas orientações. Confira!

• Reduza a quantidade de alimentos nas refeições, já que durante a quarentena a tendência é ficar menos ativo. “O ideal é comer conforme a fome e finalizar a refeição assim que sentir saciedade”, explica Renata

  • Mantenha em casa opções de alimentos saudáveis com maior durabilidade, como feijão, lentilha, vegetais congelados, polpa de frutas.
  • Compre frutas mais “verdes”, que também terão uma durabilidade maior.
    •Vegetais mais resistentes, como cenoura, vagem, repolho, batata doce também devem entrar na rotina.
  • Vegetais que são consumidos crus, precisam ser lavados em água corrente e em seguida deixados de molho em solução de água com cloro. “Uma opção mais prática é comprar saladas e vegetais já higienizados e cortados, como os disponíveis no Oba Hortifruti”, indica a profissional.
  • Carnes e ovos não devem ser consumidos crus ou mal passados, para eliminar qualquer possibilidade de contaminação.
  • Inclua alimentos fontes de vitamina C (frutas cítricas), de selênio (castanhas), de zinco (feijões), e de ferro (carnes e vegetais verdes escuros) para ajudar a manter a imunidade em dia.
  • Não se esqueça de manter um bom nível de hidratação. De acordo com Renata, o ideal é beber água de forma fracionada ao longo do dia, de modo que a urina fique bem clara.

E, para quem precisa de algumas ideias criativas de receitas para variar na cozinha, Renata indica o passo a passo de arroz de forno e de um picadinho de frango com legumes!

Arroz de forno
2 xícaras de arroz cozido
/2 xícara de ervilhas congeladas
1/2 xícara de cenoura cozida cortada em cubos
1 xícara de molho de tomate
1 xícara de queijo mussarela ralado
300g de carne moída
Alho, cebola e sal a gosto
2 colheres de sopa de azeite

1) Aqueça o azeite e regofue o alho e a cebola. Acrescente a carne moída e deixe “fritar”.
2) Quando a carne estiver bem cozida, acrescente o molho de tomate e acerte o sal.
3) Em um refratário, misture o arroz, a cenoura e a ervilha.
4) Por cima, acrescente a carne moída com o molho vermelho.
5) Finalize polvilhando o queijo ralado e leve ao forno por 10 minutos para gratinar.

Picadinho de frango com legumes
500g de peito de frango cortado em cubo
1 cebola média cortada em cubos
3 dentes de alho amassados
2 xícaras de chá de jardineira de legumes congelada
1/2 lata de tomates sem pele
1 col de sopa de azeite
Sal e cheiro verde a gosto

1) Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola.
2) Acrescente o frango e deixe grelhando em fogo baixo, mexendo para não grudar
3) Com o frango já cozido, acrescente a jardineira de legumes e os tomates sem pele.
4) Acerte o sal e deixe ferver.
5) Desligue o fogo, finalize com o cheiro verde picado e sirva em seguida.

Sobre o Oba Hortiftuti
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S.Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.

Atualmente, a marca possui mais de 50 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s