[Aguçando Paladar] Hora do Churrasco: acompanhamentos com legumes são leves, saudáveis e nutritivos

Por Johny Cândido

Nutricionista da Rede Oba Hortifruti indica frutas e legumes assados na grelha e vinagretes com folhas como ótimas opções para acompanhar o tradicional churrasco, sem precisar deixar de lado os tradicionais feijão tropeiro, farofa e mandioca cozida

Este slideshow necessita de JavaScript.

Reunir parentes e amigos para um bom churrasco é uma das opções de lazer mais populares em muitas regiões do País. As carnes, em seus variados cortes, assados na grelha, no espeto ou no fogo de chão, proporcionam um evento social festivo e democrático, que pode reunir desde um pequeno grupo de pessoas até dezenas de apaixonados por carnes, em especial as vermelhas, ricas em proteínas e gorduras e, por isso mesmo, mais difíceis de serem digeridas, ainda mais quando acompanhadas por bebidas alcoólicas e pratos secundários que costumam figurar nesses eventos, como o arroz branco, o feijão tropeiro, a farofa, a mandioca cozida e o vinagrete.

No entanto, essa combinação de pratos, embora saborosa e tradicional, pode ficar ainda mais deliciosa, completa e saudável quando se agrega outros nutrientes que auxiliam numa melhor digestão e aliviam a sensação de “peso no estômago”. É o que garante a nutricionista da Rede Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Ela explica que para acompanhar as carnes, uma opção de carboidrato é sempre bem vinda. “Arroz, mandioca cozida, batata assada na churrasqueira ou mesmo na salada de maionese, feijão tropeiro e as farofas são ótimos exemplos”, diz. Além disso, Renata recomenda o acréscimo de vegetais como acompanhamento do churrasco, pois eles fazem toda a diferença. “Saladas como a de rúcula ou de alface e vinagretes que podem ter componentes além dos tradicionais cebola e tomate costumam agradar bastante”, afirma. Uma opção menos popular, mas muito nutritiva indicada pela nutricionista é acrescentar vegetais à churrasqueira. “Pimentões, berinjela, abobrinha, tomate, cenoura, aspargos, cebolas em pétalas e até cogumelos podem ficar muito saborosos”, observa.

Outra opção saudável são as frutas assadas na grelha, como o abacaxi e a banana, que ficam muito saborosas nesse preparo. Mas Renata chama a atenção para o fato de que a ideia não é modificar a forma como os alimentos são preparados, pois eles são tradicionais de cada região e se trata de comida de verdade, feita em casa. E explica que algumas pessoas podem sentir incômodos após o consumo de carnes, principalmente carnes vermelhas e em grande quantidade.

Acrescentar alimentos ácidos, como limão e vinagre junto a alguma preparação do churrasco pode ajudar. “Uma combinação perfeita é de churrasco com abacaxi, pois essa fruta possui uma quantidade significativa de bromelina, um componente que tem ação na quebra da proteína, facilitando sua digestão”. Já os acompanhamentos tradicionais estão liberados, desde que consumidos sem exagero. “Farofas, feijão tropeiro e vinagrete são preparações que podemos incluir com frequência na nossa rotina alimentar, desde que respeitemos quantidades adequadas, sem exagerar no consumo”, sublinha.

E, como toda churrascada implica no consumo elevado de proteínas e gorduras, uma maneira de amenizar os efeitos da ingestão destes alimentos no organismo é consumir vegetais, sempre antes de começar a comer as carnes. “Isto é para que eles já comecem a atuar na nossa saciedade, reduzindo as chances de ingerirmos gorduras demais. Existem estudos associando o consumo de vegetais no inicio das refeições com menor impacto metabólico que o consumo de gorduras, por exemplo, pode nos causar”, explica.

Outro cuidado que se deve ter, segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, é com as calorias das bebidas. “Cervejas e refrigerantes são os campeões em consumo nos churrascos. Bebidas de baixa ou zero caloria podem ser bem vindas. Ingerir água também é fundamental, principalmente para quem optar por manter o consumo das bebidas alcoólicas. Para quem gosta, a água com gás e as águas saborizadas também podem ser uma boa opção”, indica.

Renata Guirau também recomenda o consumo de sucos, especialmente os mais cítricos ou ácidos, como os de laranja, maracujá, limão, acerola e abacaxi. “Estas são boas opções para ajudar na digestão, desde que não sejam adicionados de açúcar. A água também deve fazer parte dessa refeição, principalmente se o churrasco se prolongar para a tarde toda ou noite adentro”, conclui.

SUGESTÕES DE RECEITAS

Espetinho de vegetais:
1 pimentão amarelo cortado em cubos
1 cenoura média cortada em fatias finas
1 batata-doce roxa cortada em cubos de 1cm de espessura
2 cebolas médias cortadas em 4 partes
Espetinhos de churrasco

1) Monte os espetinhos colocando o pimentão amarelo, a cenoura, a batata doce e finalizando com a cebola.
2) Tempere com azeite e sal e leve para a churrasqueira até que os vegetais fiquem bem dourados.
3) Sirva acompanhando carnes fatiadas e arroz branco.

Discos de abobrinha:
1) Corte uma abobrinha brasileira em rodelas de 1 cm de espessura.
2) Tempere com azeite, sal e orégano a gosto.
3) Leve para a churrasqueira até que os discos de abobrinha fiquem bem dourados.
4) Sirva acompanhando espetinhos de carne ou frango e salada de batata com maionese.

Batata com alecrim:
1) Corte batatas bolinha lavadas ao meio, mantendo a casca.
2) Tempere com alecrim, azeite e sal.
3) Leve para a churrasqueira até que fiquem macias.
4) Sirva com linguiça grelhada, farofa e salada de folhas temperada com vinagrete.

Cogumelos grelhados:
5 cogumelos portobelo
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

1) Faça uma pasta com o azeite, o sal, a pimenta e o alho amassado.
2) Tempere os cogumelos, deixando o caule para cima e leve para a churrasqueira até que fiquem dourados.
3) Sirva com arroz temperado e carnes fatiadas.

Vinagrete de rúcula:
1 xícara de cebola cortada em cubos
1 xícara de tomate cortado em cubos
1/2 xícara de folhas de rúcula cortadas ao meio
2 colheres de sopa de cheiro verde fresco picado
2 colheres de sopa de azeite
50 ml de suco de limão
50 ml de água
1 colher de chá de sal

1) Misture delicadamente todos os ingredientes.
2) O ideal é que esta receita seja preparada pelo menos uma hora antes de servir e que fique armazenada em geladeira.
3) Sirva com salada de folhas, com linguiça assada, com pães ou torradas.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.

Atualmente, a marca possui mais de 50 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s