Dicas para cuidar da pele nesse inverno

Especialista em saúde estética, Dieick de Sá, esclarece dúvidas e dá sugestões caseiras para cuidar da pele nessa época do ano, como passar mel no rosto ou máscara facial do pepino batido. Além de dar indicações de produtos e procedimentos que melhoram a vitalidade da “cútis”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante o inverno, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. O biomédico especialista em saúde estética, Dieick de Sá, que atende na The Clinic, no setor marista, esclarece algumas dúvidas e dá dicas de como passar por essa estação sem grandes danos à pele.

Dieick começa dizendo que tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento nessa época do ano. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas e com a sensação de que a pele está mais fina. “As pessoas mais idosas são uma das mais afetadas, pelo fato de estarem em processo de envelhecimento da pele, o que é natural. Outro fator que está agravando esse cenário é o uso constante do álcool gel nas mãos e antebraços, o que acelera esse processo de ressecamento”, explica.

Especificamente aqui em Goiás, as mudanças climáticas são mais inconstantes, por isso Dieick alerta para o que se deve ficar atentos. “Eu brinco que aqui em Goiânia vivemos as quatro estações do ano em um dia, por isso temos que ter o máximo de cuidado. Quando percebe-se que pelo ressecamento da pele está causando feridas, é necessário buscar o médico dermatologista. Mas se for alguma mancha que esteja incomodando, a busca pode ser por um profissional que saiba lidar com disfunções estéticas, que é o meu caso”, alerta.

Para evitar tais sintomas é importante, além de fazer os procedimentos adequados e usar os produtos certos para sua pele, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo. O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras, e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação.

A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Adicione também castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita. Durante essa época também é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio.

Dicas caseiras
Como o mundo vive um momento de incertezas, e aqui no Estado especificamente, não se sabe quando abre ou quando fecha os estabelecimentos, Dieick dá dicas de como tratar esse ressecamento causado pela época do ano em casa. “Uma dica caseira e saudável é passar mel no rosto ou até mesmo usar como máscara facial o pepino batido. O ideal é que deixe essa máscara natural 20 minutos no rosto e o resultado é uma pele hidratada, viçosa e com brilho. Outra opção caseira é o uso do óleo de coco, que ao contrário do que muitos pensam, ele não causa acne. O óleo de coco é antioxidante e ajuda na defesa da pele contra as acnes e ai hidratar profundamente a pele”, finaliza Dieick de Sá, especialista em saúde estética.

Dicas de procedimentos
Os procedimentos estéticos se tornaram grandes aliados na prevenção e nos cuidados com a pele. Dieick, especialista em saúde estética, diz que um dos procedimentos ideais para tratar as disfunções causadas pela época do ano em que estamos é o skinbooster ou a mesoterapia. O skinbooster nada mais é do que um procedimento estético injetável simples, que por meio do ácido hialurônico, hidrata profundamente a pele e traz resultados muito superiores aos de dermocosméticos, já que atua nas camadas mais profundas da pele.

Já a mesoterapia é um tratamento estético feito com aplicações de fármacos, também com o intuito de hidratar. “Esses procedimentos são hidratações profundas que vão repor os minerais que você perde ao longo da vida naturalmente, é o que acontece com a pele de pessoas idosas. Já no caso de pessoas jovens, que sentem esses sintomas devido ao clima ou a falta de cuidados, existem esses procedimentos. Mas para indicar o melhor tratamento depende da anamnésia, ou seja, a entrevista pessoalmente”, indica o especialista.

Dicas de produtos
Depois que a entrevista com o paciente é feita, e descobre-se quais vitaminas, minerais estão faltando, o profissional pode indicar produtos que preencha os requisitos do que é necessário. De acordo com Dieick é importante ressaltar que para cada tipo de pele tem um produto que se adapta melhor. “Se a pessoa tem a pele oleosa, naturalmente ela deve usar um hidratante para o rosto a base de gel, mas para o corpo, já que ele não produz tanta oleosidade, pode fazer uso do hidratante a base de creme, ou o que mistura creme com o gel, evitando que a pessoa tenha sensação de que a pele está muito melada”.

Dieick conta que por supor que todos os hidratantes têm essa mesma composição, que deixa a pele com a sensação de besunte, os homens criaram essa resistência aos produtos destinados à hidratar a pele. Já para quem tem a pele seca os produtos mais indicados são os à base de óleo, para que possa hidratar profundamente. “Esses cuidados evitam que a água saia do corpo com facilidade. Os produtos formam uma camada de hidratante sobre a pele e toda a água consumida durante o dia permanece hidratando o organismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s