Novas medidas para crédito imobiliário: mais dois meses de pausa no pagamento de prestações habitacionais

O advogado Diego Amaral, especialista em direito imobiliário, esclarece pontos das novas medidas de créditos habitacionais adotadas pela Caixa Econômica Federal 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com a pandemia declarada pelo novo Coronavírus, alterações em vários setores do mercado foram feitas. Uma das medidas tomadas pela Caixa Econômica Federal, foi em relação aos créditos imobiliários, isso para atender às novas necessidades de seus clientes. Na ocasião o advogado Diego Amaral, do escritório Dias e Amaral Advocacia, especialista em direito imobiliário, esclareceu os pormenores da situação. E nesta última semana o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, apresentou novas medidas tomadas.

Para relembrar a situação o advogado diz que a Caixa liberou no começo da crise uma pausa emergencial nos financiamentos imobiliários. “A pausa emergencial nos financiamentos habitacionais vale para pessoas físicas ou pessoas jurídicas. Para pessoa física, o contrato deve estar em dia ou com até 180 dias atraso, bem como clientes que utilizaram o FGTS para abater uma parte da prestação, também podem solicitar o serviço. Para pessoa jurídica, o contrato deve estar em dia ou com atraso de até 60 dias (duas prestações)”, explica.

O período de suspensão no início da campanha era de 90 dias, mas de acordo com o advogado Diego Amaral, foi estendido para um total de 120 dias. A pausa no pagamento começa a valer mediante solicitação. Mas ele lembra que durante o período de pausa, o contrato não está isento da incidência de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato. A taxa de juros e o prazo contratados originalmente não sofrem alteração

Novas Medidas

O anúncio do presidente foi feito durante transmissão ao vivo nas redes sociais, ele falou acerca da pausa do pagamento de crédito imobiliário e Diego esclarece. “Os clientes pessoas física e jurídica já podem pedir mais dois meses de pausa no pagamento de prestações do crédito imobiliário contratado com o banco. A medida vale para financiamentos de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida (faixas 1,5, 2 e 3) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos”, diz.

Segundo a Caixa, quem já teve a pausa temporária de 120 dias concluída poderá prorrogar o prazo por mais 60 dias. Quem ainda não optou por essa alternativa também poderá solicitar a pausa de 180 dias. Outra modalidade com taxas revistas foi o home equity. “Essa modalidade é a que o imóvel serve como garantia do empréstimo. De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, as novas taxas ficaram disponíveis a partir de segunda-feira, 3 de agosto, e são as menores do mercado nacional, de até 0,90% por mês”, ressalta Diego.

Essa modalidade de empréstimo faz sucesso nos Estados Unidos. No Brasil, há cerca de R$ 11 bilhões em financiamento nesse molde. Do total, 32% da fatia de mercado está com a Caixa Econômica Federal. O cliente pode oferecer imóvel, seja residencial ou comercial, como garantia para o empréstimo. “A Caixa Econômica Federal tem como expectativa aumentar em dez vezes as contratações nos próximos anos, chegando a R$ 40 bilhões. O presidente do banco afirma que, ao reduzir a taxa de juros, o segmento vira atrativo nas contratações de crédito”, relata o advogado.

O advogado Diego Amaral finaliza esclarecendo que todos os contratos terão prazo máximo de 180 meses, ou 15 anos e quais são as taxas que eles proporcionam. “A atualização do financiamento fica disponível para imóveis livres de ônus, que não são garantia para outro banco. Isso pode ser atualizado pela Taxa Fixa, a partir de 0,80% ao mês, Taxa Referencial de Juros (TR), a partir de 0,70% ao mês, ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a partir de 0,60% ao mês”.

Diego Amaral,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s