Conhecimentos da enfermagem aplicados na área da estética

A enfermeira especialista em estética Richassóna Yana, ministra aula sobre ‘Laser e Luz Intensa Pulsada (LIP)’no curso de pós -graduação em enfermagem da PUC-Goiás

Richássona Yana divide com os alunos o módulo Laser e Luz Intensa Pulsada (LIP) que consiste em definir a maior diferença entre as técnicas

A enfermagem estética já é discutida há algum tempo entre os profissionais capacitados que podem exercer os procedimentos que o campo exige. Esta é uma área crescente na profissão devido a facilitação do acesso e divulgação de pessoas notórias nas redes sociais. Com essa visibilidade os cuidados com o corpo, rosto, pele e cabelos se tornaram itens de primeira necessidade. Com todas essas perspectivas que envolvem o amplo campo da estética profissionais buscaram se especializar e começaram a enxergar o ramo como uma oportunidade empreendedora.

No último Congresso Brasileiro de Estudantes de Enfermagem (CBCENF), profissionais de estética participaram da mesa-redonda discutindo a situação atual da resolução que normatiza a atuação do enfermeiro na área de estética. O Projeto de Lei 0529/16 apresenta em seu texto que enfermeiros, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos e cirurgiões-dentistas podem atuar na área estética, desde que realizem formação especializada em estética avançada, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação.

Pensando nessa demanda o Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição (CEEN), da PUC Goiás convidou a enfermeira esteta Richássona Yana de Oliveira, proprietária do espaço Yana Estética (setor Sul), para ministrar uma aula na  ‘Pós-Graduação Enfermagem Estética e Dermatológica’, nos dias 21 e 22 de agosto. “Gratidão por ter a oportunidade de replicar meu conhecimento, em uma instituição tão renomada!”, diz a enfermeira. Richássona Yana já atua na área há 4 anos e se consolidou como uma das profissionais mais bem quistas do ramo em Goiânia, por atuar sempre com responsabilidade.

Os procedimentos liberados pela resolução 0529/16 e outras normativas que os enfermeiros podem exercer são: micropuntura, cosméticos, caboxiterapia, criolipólise, cosmecêuticos, depilação a laser, dermo pigmentação, drenagem linfática, eletroterapia, eletrotermofototerapia, escleroterapia, intradermoterapia, mesoterapia, terapia combinada de ultrassom e microcorrente, micro pigmentação, nutricosmético, nutracêuticos, peeling superficial e médio, ultrassom cavitacional, vacuoterapia, aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico, fios de sustentação, procedimentos em microvasos PEIM.

A enfermeira esteta Richassóna Yana Oliveira

Laser e Luz Intensa Pulsada
Richássona Yana divide com os alunos o módulo Laser e Luz Intensa Pulsada (LIP) que consiste em definir a maior diferença entre as técnicas. A técnica de LIP emite uma faixa de luz, ou seja, pode expandir os tratamentos e atingir mais de um alvo em uma só aplicação. Por exemplo, fazendo depilação, há um consequente clareamento da área. A Luz Intensa Pulsada é policromática, não coerente, não colimada, aplicações dermatológicas, angiológicas e estéticas, menor potência, maior área de ação, modulação por filtros de corte e menor custo.

Já o laser dispara um comprimento de onda específico, o qual gera a destruição do pelo, não lesionando a região ao redor. Por outro lado, a luz intensa pulsada emite uma faixa de comprimento de onda, isto é, diversos comprimentos, que, ao serem disparados, podem atingir outras estruturas, por consequência, promovendo o tratamento de mais um acometimento. O laser é monocromático, coerente, colimado, várias aplicações na medicina, maior potência e menor área de ação.

O diferencial do enfermeiro para esses tipos de assistência está em sua formação, além dele possuir graduação consistente, com conhecimento em microbiologia, anatomia, fisiologia entre outras matérias básicas, possui conhecimento avançado em diversas áreas que irão contribuir para a estética terapêutica direcionada a pacientes queimados, diabéticos, em pós-cirúrgico, dentre outros. O enfermeiro possui o saber de diversos procedimentos invasivos altamente complexos e que estão presentes em sua prática diária e em sua formação, além de possuir um complexo olhar sobre as funções que envolvem a vida do usuário do serviço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s