[Aguçando Paladar] Nutricionista explica a importância de fortalecer a imunidade durante a pandemia

Além da preocupação com o coronavírus, o inverno é uma estação que tende a agravar as infecções respiratórias

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O inverno é uma estação conhecida por deixar o corpo mais suscetível às infecções respiratórias, como gripes e resfriados. Agora, durante a pandemia, é preciso ter cuidados redobrados, levando em consideração a alta circulação do novo coronavírus pelo país. Isso porque, com o sistema imunológico enfraquecido, o organismo fica mais vulnerável às doenças, sendo um fator determinante para contrair a Covid-19.

Tatiana Russel, nutricionista da clínica Salus Ortopedia, informa que é preciso, mais do que nunca, fortalecer a imunidade justamente para blindar o corpo destes problemas. De acordo com a profissional, apostar em alimentos saudáveis é uma grande maneira de garantir o bom funcionamento do corpo, ativando essas importantes células de defesa.

“Nesse período, é fundamental que a gente invista na nossa saúde, nos alimentando de maneira saudável. A frase ‘descasque mais e desembale menos’ nunca fez tanto sentido, pois quando comemos alimentos naturais, estamos protegendo o nosso corpo: enchendo-o de nutrientes, vitaminas e, consequentemente, ficando mais forte. Tudo isso possibilita a criação de anticorpos contra as doenças”, explica.

A profissional aconselha evitar frituras, industrializados e fast-foods, visto que o organismo tende a ficar inflamado quando se consome esses produtos alimentícios. Além disso, o hábito de inserir estes alimentos no dia a dia tende a prejudicar o corpo, fazendo com que ele perca a “força” para combater qualquer tipo de vírus. “É importante, portanto, priorizar verduras, carnes grelhadas, cozidas e assadas. As frutas e a ingestão constante de água também são elementos não podem sair do cardápio”, informa Tatiana.

A nutricionista aconselha o investimento em vegetais escuros – como couve, brócolis, espinafre, agrião e acelga – para garantir o aumento dos anticorpos. É interessante também apostar em “mix imunizador”, combinando mel, própolis açafrão e limão. Apesar de não existir um alimento milagroso para agir contra doenças, a profissional informa que é preciso manter uma alimentação rica, variada e repleta de nutrientes.

“Alimentos ricos em proteína, zinco, magnésio, selênio, vitamina A e C garantem uma boa qualidade de vida quando consumidos de forma moderada. Isso tudo, claro, deve estar atrelado à prática de exercícios físicos para manter a saúde do corpo”, informa.

Para contribuir com o fortalecimento da imunidade durante o inverno, a profissional separou três receitas de sucos super fáceis de fazer. Confira:

Suco de maçã verde e gengibre

Ingredientes:
– 1 pedaço médio de gengibre
– 1 maçã verde
– Suco de 1 laranja
– 1 copo de água de coco (ou água)

Modo de preparo:
– Corte em pedaços pequenos o gengibre e a maçã
– Coloque tudo no liquidificador juntamente com o suco da laranja.
– Acrescente a água de coco e bata até misturar.

Suco verde 

Ingredientes:
– Suco de 1 limão
– 1 copo de água
– 1 folha de couve
– 1 pedaço pequeno de gengibre

Modo de preparo:
– Corte a couve em pedaços grossos e coloque no liquidificador junto com a água, o suco do limão e o pedaço de gengibre
– Bata tudo até ficar bem misturado e coloque pedras de gelo
– Beber sem coar

Melancia, canela e gengibre

Ingredientes:
– 3 fatias de melancia
– 1 colher de chá de gengibre ralado
– 1 colher de chá de linhaça
– 1 colher de chá de canela

Modo de preparo:
– Bata todos os ingredientes no liquidificador menos a canela
– Acrescente a canela em pó e misture com uma colher
– Beba bem gelado

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