[Aguçando Paladar] Os deliciosos panetones

Expectativas de vendas de panetones são otimistas e a rede de supermercados Bretas espera crescimento de 7% em comparação a 2019

Chegam as festas de fim de ano e a mesa do brasileiro ganha um novo pão, o panetone.  O levantamento mais recente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) mostra que o consumo per capita dos brasileiros é de 440 gramas, o equivalente a um panetone inteiro. 

Com perspectivas positivas, o Bretas – rede de supermercados com lojas em Goiás e Minas Gerais – espera um aumento de vendas de 7% do produto neste ano.  A expectativa é vender quase 500 mil unidades – 320 mil em solo mineiro e 178 para os goianos.

A rede conta com um grande portfólio de produção própria e com as  linhas industrializadas de cinco marcas. Os preços são variados. Os panetones de gotas de chocolate são os preferidos da linha industrializada. Já a novidade na padaria das lojas são os panetones trufados de fabricação própria nos sabores: creme com avelã, limão e leite ninho.

As vendas de panetone nas 80 lojas do Bretas já fazem parte do sortimento das unidades. Mas ganham força no final o ano. O produto tem procura independentemente da época. 

O mercado
A pesquisa da Abimapi espera um crescimento nas vendas de 10% em 2020. O Brasil produz 39 toneladas de panetones por ano, sendo o consumo per capita é de 440 gramas, a metade em relação à Itália, onde foi criado.

O principal consumidor são as pessoas de 40 anos ou mais, a  maioria das classes A e B. A preferência nacional são os tradicionais – com frutas cristalizadas e com gotas de chocolate. A pesquisa mostra que sete em cada dez produtos são destes sabores. Em apenas três meses de venda, o faturamento é de R$735 milhões.

Sobre o Bretas
Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 80 lojas, 12 postos de combustíveis, e cinco Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado sulamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos. www.bretas.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s