Sabe o que é o estilo de música Folk?

Manso, participante do ‘The Voice Brasil’ é um dos poucos representantes do Folk nacional. O cantor goiano conseguiu virar as quatro cadeiras do programa global cantando nesse estilo a canção ‘Gravity’, de John Mayer

O cantor goiano Manso é um dos poucos brasileiros representante do estilo Folk (Crédito da foto – Jorranes Rocha)

Você gosta de folk?! O nome desse ritmo é um termo que surgiu na década de 1960, em regiões como Estados Unidos e Canadá. Ele é um gênero musical que combina, basicamente, elementos de música folclórica e rock – daí aparecem variações, como folk elétrico, folk punk e folk progressivo. O folk contemporâneo refere-se a uma grande variedade de gêneros musicais que surgiram em meados do século XX e além e que estão associados à música tradicional. Do inglês folklore: folk significa ‘gente’ ou ‘povo’, e lore significa ‘conhecimento’.

O cantor goiano Manso é um dos poucos brasileiros representante do estilo Folk, o cantor revela que City and Colour e Kodaline são referências para ele. Questionado sobre artistas nacionais que ele se identifica musicalmente, sem dúvidas, ele responde Tiago Iorc e Dani Black.

Manso foi classificado na primeira fase da competição da 9ª temporada do ‘The Voice Brasil’. O programa estreou no dia 15 de outubro, na tela da TV Globo, sua participação foi transmitida no dia 27. Ele conquistou os quatro jurados, com a música ‘Gravity’, de John Mayer, artista no qual o cantor se inspira.

O cantor goiano ouviu cada jurado com muita atenção, mas quem conquistou seu coração foi Michel Teló. Teló falou que Gravity é a música favorita dele, imagine a satisfação de Manso em ter interpretado essa canção. A próxima etapa é disputar a fase das “batalhas”, na qual cada time (Iza, Brown, Lulu e Teló) vão totalizar 16 participantes formando  8 duelos de cada time.

Mais sobre a história do Folk

Um dos artistas que marcou a história do gênero Folk foi Bob Dylan, ao contrário do que muitos imaginam, o artista não começou com a sua notável guitarra elétrica, que se assemelhava a uma batida de rock. Em 1964 o cantor e compositor subiu aos palcos do Festival de Folk de Newport, sendo recepcionado por todos os discípulos deste movimento musical, tornando-se o líder e a voz de uma juventude dotada de um alto grau de politização. Um ano depois, estes mesmos adoradores de Dylan o acusariam de traição, pois no mesmo local, neste exato evento, ele assumiria sua nova vertente.

Dylan foi considerado um marco na onda Folk, pois seus sucessores, até mesmo a famosa Joan Baez, poucas vezes subiram aos palcos. Mas, afinal, o Folk não nasceu das mãos deste popular e controvertido artista, apenas um de seus ramos, o de protesto, atingiu o ápice com ascensão de Bob nas paradas de sucesso. O que é, então, a Folk Music ou música folclórica? Esta expressão surgiu no século XIX, provinda do termo ‘folk lore’, música gerada pelo saber popular. Este estilo musical era claramente assumido por uma civilização pré-industrial, à margem da produção cultural em marcha nas grandes cidades.

Sua origem é bem ampla, portanto, a significação que se pode imprimir à Folk Music é o resgate dos anos 60, como um instrumento a mais de uma geração rebelde, detentora de uma consciência política, carente de um meio de expressão que a represente social e culturalmente. No Brasil, recentemente, emergiram novos talentos neste campo, entre eles o duo Horses and Joy e dupla Duas Casas e o cantor Manso. Enfim, As músicas lendárias têm sua proveniência parcialmente conhecida, muitas vezes originando-se de produções literárias, geralmente de natureza poética. Elas transmitem o ponto de vista de quem as canta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s