[Aguçando Paladar] Gula sem peso na consciência

A escolha de uma refeição saudável depende do tipo e da quantidade de ingredientes usados na receita. Nutricionista dá dica brigadeiro sem leite condensado para aproveitar o dia da gula sem culpa

Tomar sorvetes, comer tortas, brigadeiros e muitas outras guloseimas sem culpa: esse é o desejo de muitas pessoas . De acordo com a nutricionista Amanda Cristina Motter, o segredo para fazer um prato saudável está na escolha dos ingredientes e na quantidade de itens para o preparo da receita.

Ela usa o exemplo do preparo de um bolo. Para fazer uma receita mais saudável, não é necessário substituir o chocolate, mas pode ser escolhido um tipo mais amargo ou que contenha um percentual maior de cacau. “Tudo deve ser escolhido observando a proporção de ingredientes colocados na receita, buscando o equilíbrio. Dessa forma, a pessoa deve avaliar se aquele item acrescentado no prato tem muita gordura, açúcar ou carboidrato, algo que pode ser prejudicial à saúde”, destaca a nutricionista.

No preparo de sobremesas o raciocínio deve ser o mesmo. O uso do leite e seus derivados, por exemplo, ingredientes bastante presentes nas guloseimas, devem ser usados equilibradamente, de acordo com as necessidades de cada pessoa, mas não devem ser excluídos. Para Motter, o leite deve fazer parte da rotina e dos hábitos alimentares por serem ricos em proteínas, mas é possível optar por versões menos calóricas. “Algumas pessoas devem fazer o controle de gorduras no corpo e, por isso, muitas receitas mais indicadas para esse grupo devem contar com o leite desnatado, que contém uma quantidade reduzida de gorduras”, explica a nutricionista que foi convidada pelo grupo Marajoara Laticínios a contribuir com sugestão de receitas saudáveis para os usuários da marca.

Conheça uma receita de brigadeiro indicada pela nutricionista Amanda Cristina  Motter para aproveitar o dia da gula sem peso na consciência:

Brigadeiro sem leite condensado

Ingredientes: 
1 colher de sopa de óleo de coco;
1/2 xícara de leite desnatado Marajoara;
6 colheres de leite em pó desnatado;
2 colheres de cacau em pó;
2 colheres de açúcar mascavo;

Modo de preparo:
Aqueça o óleo de coco em uma panela. Em seguida, em um copo, misture o leite em pó ao desnatado e acrescente aos poucos na panela, com fogo baixo e sempre mexendo. Coloque o cacau e o açúcar e mexa até engrossar. Finalmente, leve para geladeira por cerca de 40 minutos.

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