[Aguçando Paladar] Além da hidratação: 6 benefícios do coco verde que você não conhecia

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, listou outros bons motivos para incluir o coco verde, água e polpa, na rotinaPara inspirar, profissional também ensina o preparo de doce de coco com abóbora, arroz com coco, picolé de coco e suco de coco com manga

Com a chegada do verão, o coco verde se torna o queridinho entre os que desejam aliviar o calor dos dias mais quentes. E não é por menos: além de muito saborosa, a água da fruta é refrescante e uma fonte poderosa para a hidratação do organismo, de acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

“Manter o corpo hidratado é importante em qualquer época do ano. Mas, durante o verão a atenção deve ser redobrada. Somada ao consumo de água, a água do coco verde é uma escolha muito saudável, pois ajuda na reposição dos nutrientes que perdemos quando estamos expostos à altas temperaturas”, ressalta a especialista.

Mas, a hidratação não é a única vantagem que o consumo do coco verde pode proporcionar para a saúde. A nutricionista do Oba Hortifruti também listou outros motivos que, com certeza, farão você querer ter a fruta cada vez mais presente no dia a dia. Confira!

1. É uma boa opção para quem pratica atividades físicas: considerada um isotônico natural, a água do coco é fonte de sais minerais, como o potássio e o magnésio, que atuam na saúde muscular e cardíaca, contribuindo para a recuperação dos músculos e no trabalho do coração durante a prática.

2. Fornece energia rápida para o corpo: bateu um desânimo ao longo do dia? Aposte no coco verde! “A energia é fornecida, principalmente, pela gordura da polpa do coco. E, no caso da água da fruta, vem dos açúcares naturais presentes”, explica Renata.

3. Ajuda a ter noites bem dormidas: o magnésio presente na fruta também atua na melhora da qualidade do sono.

4. Contribui para a beleza: a gordura do coco possui função hidratante para a pele e cabelos. Não só isso, ainda tem ação antifúngica e antibactericida, quando usada direto na pele. Segundo Renata: “isso se dá pela presença do ácido caprílico e do ácido láurico encontrados no alimento”

5. Diminui a retenção de líquido em gestantes: a água de coco também ajuda a aliviar a sensação de inchaço, tão comum em gestantes. Quem tem problemas de circulação, ou qualquer pessoa em dias mais quentes, também são beneficiados.

6. Regula os níveis de colesterol: a chamada “gordura boa” do coco também auxilia a deixar o colesterol no sangue dentro dos padrões saudáveis.

Para quem ficou animado com tantos benefícios, Renata separou algumas receitas pra lá de saborosas com a fruta. Veja abaixo!

DOCE DE ABÓBORA COM COCO
2 xícaras de abóbora cabotiá picada em cubinhos
4 col de sopa de coco ralado
1 col de sopa de adoçante culinário
1 pau de canela

1) Leve tudo ao fogo baixo e cozinhe lentamente, até que a abóbora fique bem cozida e misturada ao coco.
2) Se precisar, acrescente um pouco de água para ajudar a não grudar no fundo da panela.
3) Sirva gelado.

PICOLÉ DE COCO
200mL de água de coco
4 col de sopa de leite em pó desnatado
4 col de sopa de coco seco ralado

1) Misture tudo e coloque em forminhas de picolé.
2) Leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de servir.

SUCO DE COCO COM MANGA
200mL de água
½ xícara de polpa de coco verde
1 xícara de manga madura picada

1) Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.
2) Se preferir, acrescente gelo na hora de bater.

ARROZ COM COCO

100g de arroz
50ml de leite de coco
30g de coco fresco ralado
20g de cebola
200ml de água
Azeite
Sal

1) Refogue a cebola no azeite;
2) Acrescente o arroz, a água de deixe ferver;
3) Aos poucos, vá colocando o leite de coco, o coco ralado e acerte o sal.
4) Mexa bem até que o arroz fique macio e a água seca.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.  

Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.      

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s