Saiba como estimular colágeno na sua pele

O médico Fernando de Nápole fala sobre praticas que aceleram a perda da substância e explica como repor o colágeno e ter uma pele, cabelos e unhas mais saudáveis

Ao longo dos anos temos perda de colágeno da nossa pele devido ao seu processo de envelhecimento. Estima-se que essa perda seja de 1% ao ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 anos, o corpo diminui sua produção, o que contribui para o aparecimento da flacidez, das rugas e linhas finas. No entanto, você pode evitar certos hábitos que aceleram a perda de colágeno e ainda adquirir outros para repor a substância.

Sua queda provoca flacidez da pele que pode ser observada tanto no rosto quanto no corpo. Segundo o médico cirurgião plástico Fernando de Nápole, após os 25 anos é necessário começar os cuidados para minimizar o aparecimento de rugas e manchas na pele. Isso porque, nessa idade inicia-se a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina, começando o processo de envelhecimento. Já após os 50 anos, o corpo perde em um ritmo maior essa proteína. É nessa fase que surgem rugas profundas, sulcos, flacidez e alteração no contorno da face.

Importante destacar que a quantidade de colágeno da pele pode ser afetada e acelerada por diversos fatores intrínsecos ou extrínsecos. É possível ter menos colágeno, por exemplo, ao fazer dietas restritivas e ingerir poucas fontes de proteína, como carnes brancas e vermelhas, ou por não estimular sua produção por meio do uso de dermocosméticos.

Hábitos que aceleram a perda do colágeno
Hábitos como o consumo exagerado de açúcar, exposição ao sol sem proteção e até mesmo o estresse podem acelerar a perda. Os principais sinais poderão ser percebidos nos cabelos, que ficam mais finos, na flacidez e perda de elasticidade da pele, no surgimento de rugas e linhas de expressão, no afinamento e desidratação da pele. Além disso, as unhas ficam mais fracas e podem aparecer estrias.

O tabagismo também é uma prática que deve ser evitada. Isso porque, quem tem o costume de fumar possui menos fibras colágenas na pele e ainda está mais suscetível ao envelhecimento precoce. Além disso, há diminuição dos níveis de Vitamina C, o que gera radicais livres que destroem e impedem a formação de novas fibras de colágeno.

O cirurgião plástico Fernando de Nápole

Como repor o colágeno perdido?
De acordo com o dr° Fernando de Nápole a reposição de colágeno através de suplementação oral é de suma importância. “Além disso, temos substâncias tais como a hidroxiapatita de cálcio e ácido poli-l-lático que podem ser injetadas na pele promovendo a estimulação da produção de colágeno pelo próprio corpo”, contou.

Essas substâncias citadas acima atuam de forma importante na prevenção da flacidez e no seu tratamento, promovendo maior firmeza e sustentação da pele, além da peculiaridade de não provocar aumentos volumétricos no local injetado.

Já os fios de polidioxanona (PDO) quando colocados abaixo da pele através de pequenas punturas com agulhas, também promovem a formação de colágeno. “Temos também aparelhos tais como o ultrassom microfocado, uma tecnologia que utiliza do calor para promover esse efeito indutor de colágeno”, explicou Fernando de Nápole.

Tem outro método muito utilizado que é o microagulhamento mecânico ou robótico, que provocam pequenos furinhos na pele trazendo jovialidade e induz o aumento de elastina e colágeno local. “Esses tratamentos combinados, associado a uma boa suplementação dietética e cuidados com a pele de hidratação e proteção solar, constituem a chave do sucesso para a manutenção do turgor, tensão e viscosidade da pele”, finaliza o médico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s