Artigo: Cirurgia plástica X Pandemia

Escrito por: Médico cirurgião plástico Fernando de Nápole

Em tempos de pandemia COVID-19, a atenção deve estar redobrada diante dos procedimentos de cirurgia plástica. Pois algumas perguntas frequentes no nosso dia a dia merecem destaque.

Quando me perguntam: Tive Coronavírus, quando posso fazer minha plástica?

Minha resposta é: Depende de como foi à gravidade da doença e como se apresentaram os seus sintomas. Aconselho operar após um mês aqueles pacientes assintomáticos ou que tiveram doença leve. Operar em um mês e meio aqueles que tiveram sintomatologia leve (tosse e falta de ar), sem necessidade de internação. Dois meses a dois meses meio para os que apresentaram sintomatologia mais intensa, diabéticos, imunocomprometidos ou hospitalizados. E três meses, para os que tiveram em UTI.

Para fazer qualquer que seja a cirurgia plástica os exames são os mesmos que normalmente exigimos dos pacientes. E para quem teve ou não o Covid-19 mantemos a conduta de fazer o RT- PCR laboratorial ou o swab nasal de teste rápido, cinco dias ou menos antes da cirurgia.

Temos a nossa disposição duas vacinas até o momento: a Coronavac (vacina inativa) OXFORD (vacina viva). Quando o (a) paciente foi vacinado (a) há poucos dias recomendamos que as cirurgias eletivas sejam adiadas em duas semanas após “vacina inativa” e 30 dias após “vacina viva”. Ainda assim, essa informação carece de estudos com grau de recomendação maior do que os já existentes.

Do ponto de vista médico, o risco de se pegar Coronavírus é o risco social, desde que o hospital em que a pessoa for operada não seja um dos centros de atendimento e internação de pacientes com Covid-19. O fato de estar com a imunidade baixa devido ao pós-operatório, pode acentuar a sintomatologia de Covid e aumentar sua gravidade caso seja acometida.

Não menos importante, a crise de falta de vagas para internação em enfermaria ou UTI, devem ser colocada na balança notadamente se for submetida a cirurgias plásticas de grande porte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s