Retorno às academias com segurança

Educador físico da academia Big Box Crossfit dá algumas dicas para ajudar no retorno da atividade física de forma mais segura e fala sobre a campanha “A Mãe Tá ON”, para incentivar as mamães a voltarem à prática de exercício fisico

Junto com a pandemia da Covid-19, veio o alerta sobre algumas doenças já conhecidas, e associadas como fatores de risco e de morbidade em relação ao vírus, entre elas a diabetes, a hipertensão e a obesidade, tendo juntas um fator comum associado que é o sedentarismo. Com novo decreto da Prefeitura de Goiânia publicado no dia 27 do mês passado aumentou o horário de funcionamento das academias, de 5h as 22h, e com 30% da capacidade de acomodação, mediante agendamento. O documento vale até 11 de maio.

Nesta fase de retomada das atividades, incluindo reabertura de academias de ginásticas, CrossFit e similares, com isso, se imagina que um número grande de pessoas recorram a esses locais para iniciar ou retomar uma atividade física, sendo imprescindível que alguns cuidados sejam tomados.

O educador físico Paulo Henrique Menezes, que é um dos sócios da academia Big Box Crossfit, preparou algumas dicas para ajudar nesse retorno de forma mais segura, além de anunciar a campanha “A Mãe Tá ON”, valida até dia 31 de maio. “A ação é uma promoção para o mês das mães, sendo que na matrícula ou renovação, se ganha 50% de desconto na primeira mensalidade para presentear a mamãe”, explicou.

O educador físico Paulo Henrique Menezes

Cuidados necessários

“Em primeiro lugar, não podemos esquecer que continuaremos convivendo com a Covid-19, suscetível à fácil contaminação, então, o uso de máscaras durante a atividade física, seja em ambiente fechado ou ao ar livre, é fundamental. Além disso, o reforço constante de higiene das mãos e dos equipamentos utilizados, garrafa de água individual para hidratação e manter o distanciamento adequado são fatores que contribuem para um retorno mais seguro”, reforça o educador físico.

Para as pessoas que já praticavam atividade física antes da pandemia, o retorno deve ser gradual para evitar lesões, com cerca de 30 a 40% da intensidade praticada antes de interromper a rotina de treino. Essa intensidade deve ser aumentada em cerca de 10% por semana até chegar ao seu nível prévio.

Para os que pretendem iniciar uma atividade física, o primeiro passo é realizar uma avaliação médica e ser orientado e acompanhado por um educador físico. A mesma orientação serve para o retorno de pessoas que foram acometidas pelo coronavírus, independente do nível de atividade.

Benefícios da atividade física

Para o educador físico Paulo Henrique, a prática de exercício físico é benéfica ao corpo e a mente, especialmente em momentos de estresse como o que estamos enfrentando neste momento. A prática de atividade física ajuda no combate do sobrepeso e da obesidade, melhora os níveis de ansiedade e a qualidade do sono, fatores importantes para uma boa saúde.

“A conquista dos benefícios só vai ocorrer com a manutenção e regularidade da atividade física. Vamos voltar aos esportes e exercícios com todos os cuidados, respeitando as regras e mantendo a saúde em dias”, disse Paulo Henrique.

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