Grafite para homenagear a luta contra a opressão dos negros

Fotógrafo goiano homenageia o movimento Black Lives Matter – “Vidas Negras Importam”, com desenho do artista Urbano Decy grafitado no muro de seu estúdio

O grafiteiro Decy desenha em homenagem ao ao movimento Black Lives Matter

O fotógrafo Paulo Henryke Diaz, mais conhecido como PhD, convidou o artista urbano Decy, para grafitar a fachada do seu estúdio, localizado no setor Pedro Ludovico. A ideia de grafitar a entrada da empresa foi para homenagear e despertar nas pessoas consciência e respeito pelas vidas de pessoas negras, fazendo referência ao movimento Black Lives Matter – “Vidas Negras Importam”.

Na fachada de seu estúdio PhD pediu para Decy replicar o rosto de dois homens importantes na luta contra a opressão dos negros. Sendo eles Malcolm X, o qual teve o pai, pastor Batista, assassinado por brancos, provavelmente membros da Ku Klux Klan. Sem pais (a mãe estava internada num hospital psiquiátrico), Malcolm e seus irmãos foram entregues a orfanatos. Malcolm X é assassinado no Harlem no dia 21 de fevereiro de 1965, líder da luta contra a opressão dos negros nos Estados Unidos, foi assassinado no Harlem.

Já Martin Luther King Jr. foi um dos principais líderes negros dos Estados Unidos contra a segregação racial e pela igualdade social. Entre as décadas de 1950 e 1960, Luther King teve atuação de destaque ao se posicionar de forma pacífica contra a segregação racial, que em muitos estados era lei.

“Esse é um movimento que traz voz contra a violência direcionada ao povo negro, que por muito tempo sofre opressão através do pensamento ultrapassado e retrógrado de certas pessoas. Black Lives Matter significa liberdade, direitos individuais e artísticos para um povo oprimido por séculos”, expôs PhD.

Black Lives Matter: entenda movimento por trás da hashtag que mobiliza atos

Das muitas causas pelas quais o ano de 2020 será lembrado, uma é a ascensão do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam) não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo.  Seus apoiadores lideraram grandes manifestações e campanhas notáveis contra o racismo e a brutalidade policial contra pessoas negras.

Mas poucos sabem que o BLM, foi uma ideia criada por três mulheres. E a BBC as escolheu entre as 100 mulheres mais inspiradoras de 2020. Alicia Garza, Patrisse Cullors e Opal Tometi fundaram um movimento baseado em uma hashtag das redes sociais, transformando a política. Uma hashtag é uma forma de ressaltar ideias e juntar publicações sobre um tópico.

Em 2013, quando George Zimmerman, homem acusado de matar o adolescente negro Trayvon Martin, foi considerado inocente na Justiça, Alicia Garza fez uma postagem indignada no Facebook. Seu texto, em que ela dizia estar passando por um luto, incluía a frase “black lives matter”. Foi uma faísca.

Sua amiga Patrice Cullors leu a publicação e escreveu uma resposta, transformando a expressão de Garza em uma hashtag: “#blacklivesmatter”. Com a hashtag se popularizando no Facebook e no Twitter, Garza, Cullors e outra amiga ativista, Opal Tometi, criaram uma rede com o nome Black Lives Matter, que logo foi adotada em protestos pelos Estados Unidos. O movimento se espalhou no mundo inteiro. O Brasil tem seu próprio “Vidas Negras Importam”, por exemplo.

O fotografo Paulo Henryke Diaz – PhD e o grafiteiro Decy

Mais sobre PhD
PhD iniciou sua carreira fotográfica em 2007. Formado em Jornalismo, se especializou em fotografia de moda apesar de ter experiência em diversas áreas da fotografia. Trabalhou no ano de 2019 em um jornal do Estado como repórter fotográfico.  Atualmente estuda cinema e é proprietário do Estúdio PhD Fotografia (@phdfotografia), no qual influencia a fotografia de moda em Goiânia e São Paulo. Além de ter várias experiências fotográficas com celebridades como; Andressa Suita, Juju Salimeni, Rafa Kaliaman, Gracyane Barbossa e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s