[Aguçando Paladar] Ian Baiocchi inaugura Alata Soft e traz sorvete expresso, sundaes e milkshakes como protagonistas

Por Johny Cândido

Nova sorveteria do chef abre as portas na Alameda Ricardo Paranhos e propõe releituras a partir de sabores do cerrado e opções sem adição de açúcar 

Clássico que faz parte da memória afetiva da maioria das pessoas, de todas as gerações, o sorvete soft ou expresso, aquele conhecido pelo seu visual inconfundível na casquinha e textura menos densa, ganhou novas leituras e uma proposta inovadora. O Alata Soft, nova unidade da sorveteria que o chef Ian Baiocchi lançou em Goiânia no último ano, é um novo conceito que inaugura no dia 09/07, sexta-feira, na Alameda Ricardo Paranhos, em Goiânia. Seguindo a essência do Alata, o novo projeto reúne as referências regionais, a valorização do cerrado em combinações inventivas e vai além ao propor uma nova experiência de consumo do formato expresso, inclusive com opções zero açúcar. 

O chef conta que a ideia desse destaque para o sorvete expresso era algo que estava previsto desde o início do Alata, em junho de 2020, inaugurada como a primeira sorveteria ‘pandemiologicamente’ correta, a céu aberto e com um processo de valorização de produtos locais. “Nós sentimos que era um conceito que precisava de mais tempo para ser desenvolvimento, até pelo processo artesanal que os nossos produtos têm”, explica. E a assinatura do chef Ian Baiocchi está presente na concepção dos sorvetes, sundaes e milkshakes que tomam conta de um cardápio igualmente refrescante e dinâmico. “Trazemos a arte desde a beleza do sorvete, que é muito mais plástico, encantador. Aqui a bola dá lugar a uma espiral de sabor que marca desde o primeiro contato visual”, explica Ian. Mas vale dizer que os grandes fãs do Alata também encontrarão opções de gelatos servidos na primeira unidade. 

O cuidado com a utilização de produtos frescos, cultivados na região, rastreados e inseridos em um processo artesanal é algo que faz parte da trajetória de Ian. A partir desse fundamento, a inventividade do chef garante as combinações de sabores que já são velhos conhecidos, mas que adquirem novas possibilidades, como o soft baunilha de cerrado e frutas vermelhas com calda de jabuticaba, cachaça e raspas de chocolate, ou o soft de baunilha com calda de maçã e farofa de castanhas brasileiras, e, ainda, o soft de baunilha com calda de doce de leite, banana nanica intercalada e cacau em pó, entre outros.  

A unidade conta com duas máquinas do sorvete soft, uma para os produtos zero açúcar e a outra para os convencionais, com açúcar. Desse modo, o sorvete se torna a base para as outras iguarias do cardápio, como a grande variedade de sundaes e milkshakes. Ele ainda acrescenta que o processo permite uma variedade incrível de combinações e sabores, com amplas possibilidades também para opções diets, que muitas vezes recebem menos atenção em muitos estabelecimentos. “O processo de um milkshake de pistache, por exemplo, parte da base do sorvete expresso, que pode ser diet ou não. Então recebe uma pasta de pistache com chocolate branco, que nós produzidos, um crocante de pistache e aí é batido. Essa base do soft garante mais sabor e um milkshake inigualavelmente mais gelado”, explica o chef.  

Localizada no coração da Alameda Ricardo Paranhos, a loja dá continuidade a elementos que se tornaram marcantes na primeira unidade Alata, como as cores fortes, a convergência com a arte em um novo mural assinado pelo Bicicleta Sem Freio e uma identidade visual que já se tornou marca registrada. As novidades estão na estética que alia despojamento a um ar mais chic, com mobiliário mais sóbrio e uma paleta de tons mais fechados. O conceito do novo mural traz a figura de um lobo-guará, característico do cerrado, em meio ao que representa uma queimada, uma ameaça ao bioma. “Nós quisemos trazer esse ponto de conscientização ambiental. É um projeto que tem o cerrado como coração, e nós não podemos esquecer que vivemos nele e a partir dele”, explica Ian.  

Serviço: 
Alata Soft 
Onde: Alameda Ricardo Paranhos Qd. 249 Lt 05, 10 e 11 – St. Marista, Goiânia – GO, 74180-081 
Funcionamento: Segunda a sexta, das 12h às 22h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 23h 
Informações: @alatasorvetes 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s