[Aguçando Paladar] Chocolate sem peso na consciência

Por Johny Cândido

Nutricionista dá dicas valiosas para o consumo do alimento e ensina até uma versão diferente para bebê-lo quente em celebração ao Dia Mundial do Chocolate

Carolina Nobre

O consumo do chocolate cresceu 1,5% em 2020, na comparação com o ano anterior, chegando a 82,6% dos lares em todo o país. As vendas fora de casa, apesar da pandemia, aumentaram 9,3%, elevando de 7,5 para 8,2 a média de visitas do consumidor às lojas para comprar o produto. Os números foram levantados pelo Instituto Kantar, por encomenda da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). O alimento é tão querido que possui uma data para ser celebrado, 7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate.

A nutricionista Carolina Fernandes Nobre (CRN1: 10.072), que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, tranquiliza os chocólatras. Ela afirma que é possível consumir o alimento de forma saudável e dá uma dica valiosa: em suma, o mais importante é observar a composição com mais cacau e menos açúcar.  “A dica para fazer a boa escolha é conferir os ingredientes indicados na embalagem,  eles são listados começando pelos que estão em maior quantidade para os que têm menos”, revela a especialista. 

O grande problema, segundo ela, é exagerar no consumo daqueles que são mais gordurosos, por isso é importante ter o controle, destaca a nutricionista. A profissional explica que, hoje no mercado, temos várias opções de chocolates com ingredientes mais saudáveis, que podem até entrar em uma dieta balanceada. “O chocolate branco, por exemplo, é feito com maior teor de manteiga de cacau. A melhor composição é quando tem mais cacau, que é o melhor ingrediente. Dessa forma, os chocolates a partir de 70% de cacau são os melhores para serem consumidos”, ensina. 

A nutricionista lembra que seguindo essas dicas é sim possível consumir de forma saudável a iguaria, que se tiver alta porcentagem de cacau, também contribui para a saúde. “Eles auxiliam nas doenças cardiovasculares, possuem benefícios urológicos, ajudam a controlar a ansiedade e amenizar a TPM”, conta.

Paladar
Carolina Nobre sabe que quem gosta dos chocolates mais adocicados, como o branco e o ao leite, muitas vezes tem dificuldade em comer aqueles que possuem um teor maior de cacau e dá mais uma dica. “É importante as pessoas adaptarem o paladar, pois o sabor desses chocolates é bem diferente. A mudança pode ser gradual, ela passa do ao leite para um meio amargo, depois para o amargo e assim por diante”, conta a nutricionista.

A especialista orienta ainda sobre a quantidade ideal para se consumir por dia. “Do chocolate branco e ao leite, o ideal é ingerir apenas um ou dois quadradinhos de uma barra; já a partir de 70% até três quadradinhos”, afirma. Já para quem tem dificuldade de controlar o consumo, o truque é não comprar uma barra grande, compre uma pequena, assim a tentação é menor.

Receita de inverno
Com a chegada do inverno e as temperaturas mais baixas, as pessoas buscam consumir alimentos que aqueçam e o chocolate não fica de fora. Por isso, a nutricionista Carolina Nobre dá uma receita alternativa para esta época do ano.

Chocolate quente e inhame

Ingredientes
1 xícara de inhame cru picado* (veja preparo prévio abaixo)
2 bananas bem maduras para adoçar naturalmente
Gotas de extrato de baunilha (opcional)
Pitada de canela (opcional)
1 colher de café de óleo de coco
2 colheres de sopa de cacau em pó puro ou quanto desejar.  (Pode substituir por 2 colheres de sopa de chocolate 70% derretido).

Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador e depois aqueça em fogo baixo levemente, mexendo todo o tempo até atingir a textura desejada e cremosa.

*Preparo do inhame: descasque, pique e deixe o inhame de molho em dois copos de água na geladeira, por no mínimo 12h (pode ficar até 48h de molho). Antes de consumir, lave bem em água corrente para tirar a baba, a qual pode causar alergia.

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