Cartórios oferecem serviços pela internet, em Goiás

Central de Informações Eletrônicas do Registro Civil se torna grande aliada para melhoria da prestação de serviços, o que facilita a emissão de CPF e outros serviços sem ter de ir pessoalmente ao cartório

Central de Informações Eletrônicas do Registro Civil, facilita a emissão de CPF e outros serviços

A Central de Informações Eletrônicas do Registro Civil (CRC) é o Portal Oficial dos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, instituída pelo Provimento número 46 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que congrega toda a base de dados de nascimentos, casamentos, óbitos, emancipações, ausências e interdições, permitindo a localização de assentos em tempo real e a solicitação de certidões eletrônicas e digitais entre cartórios e Poder Judiciário, além de uma série de outras funcionalidades.

Para o presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Goiás (Arpen-GO), Bruno Quintiliano o portal tornou o atendimento ao público mais ágil. “A CRC não só facilitou na emissão de CPFs nos registros civis, como também facilitou a busca dos usuários para emissão de registros de outras cidades fora da comarca em que foi tirado seu registro civil. Sem falar que eliminou o tempo de espera dos correios. Também alguns relatórios foram centralizados com a criação da CRC, que fazia com que os cartórios tirassem um funcionário para alimentar as informações necessárias para os relatórios mensais” afirmou Bruno. 

Outra relevante funcionalidade da CRC é manter o site oficial do Registro Civil, (www.registrocivil.org.br), que também é integrado à plataforma e, através da possibilidade de compartilhamento dos dados, emite a segunda via das certidões civis a partir de pedidos feitos pelos cidadãos de forma totalmente online.

O Portal da Transparência, lançado em 2018, também é abastecido pelos dados da Central Nacional, pois disponibiliza aos cidadãos informações e dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos, quantidade de CPFs emitidos, pesquisa de cartórios por região e busca por óbitos de pessoas desaparecidas.

Bruno Quintiliano

Facilidades da CRC

A maior novidade da CRC é a integração entre todos os Cartórios de Registro Civil do Brasil, na troca de informações. Antes o usuário para tirar a 2ª via da certidão de nascimento, casamento ou óbito, tinha de ir ao cartório onde foi registrado, e fazer a solicitação no balcão, ou recorrer a despachantes, e muitas das vezes cobrando valores absurdos. Com a implantação da CRC, agora o usuário tem três opções para uma 2ª via:

·         Comparecer no cartório onde está o registro, e retirar no balcão do cartório;

·         Solicitar diretamente no site: ( www.registrocivil.org.br ), onde o usuário já escolhe a forma de recebimento da certidão: física(através do correio no endereço que indicar) ou eletrônica (via e-mail), e pode ser pago via boleto ou cartão, gerando um protocolo de solicitação. Este site, que é mantido pela CRC, recebe o pedido e envia ao Cartório onde está o registro, que responde de imediato ao usuário na forma solicitada.

·         Comparecer em qualquer Cartório de Registro Civil do Brasil, e solicitar o envio da certidão através da CRC, pagando ali mesmo o valor da certidão, recebendo um protocolo para acompanhamento. Então este Cartório solicita ao Cartório onde está o registro, que envia ao primeiro um arquivo criptografado da certidão. O cartório solicitante faz a materialização da Certidão e entrega ao solicitante, sem correio ou qualquer intermediário.

A ainda, o envio de Mandados de averbação ou Escrituras, seja de Divórcio, Emancipação, Retificação e outros, pelo Cartório de Registro Civil da cidade do usuário, a qualquer outro Cartório de Registro Civil do Brasil, não necessitando do deslocamento até o cartório onde está o registro primitivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s