O paradigma do Crossfit X Sedentarismo

O medo da prática dessa modalidade esportiva e o perigo do sofá e da má alimentação explicado por um educador físico

O educador físico Paulo Henrique Menezes, que é um dos sócios da academia Big Box Crossfit, sempre escuta a pergunta: Sou sedentário, posso dar início as atividades do Crossfit? “Precisamos desmistificar toda a história contada na mesa de bar ou em uma conversa com o colega que se machucou, fez uma aula mal direciona e/ou passou mal na aula experimental”, afirma.

O sedentarismo é definido como a falta ou diminuição de atividades físicas. Considerada a “doença do século”, que é associado ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. “Quando uma pessoa leva uma vida sedentária o ideal é que comece qualquer tipo de atividade física de forma cautelar, com autorização médica e sob orientação de um profissional”, explicou Paulo Henrique.

Falando em Crossfit, que é uma modalidade esportiva que tem como objetivo promover melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular por meio da combinação de exercícios funcionais, que são aqueles cujos movimentos são realizados no dia a dia, e aeróbicos, que são realizados em alta intensidade, trazendo diversos benefícios para a saúde.

Como os movimentos são variados e realizados em alta intensidade, a prática de Crossfit promove melhora do condicionamento físico, ganho de massa muscular e garante mais força, resistência e definição muscular, além de também promover a saúde do corpo e da mente, já que há constante produção e liberação de hormônios relacionados à sensação de bem-estar.

É importante que o Crossfit seja realizado sob orientação de um profissional devidamente qualificado, pois assim é possível que sejam percebidas as limitações do praticante de modo a evitar movimentações erradas e que possam resultar em lesões. Além disso, como se trata de um exame de alta intensidade, é importante que seja realizada uma avaliação médica antes de iniciar a prática para que seja avaliado o estado geral de saúde da pessoa e, assim, possa ser verificado se a pessoa está apta ou não para praticar o Crossfit..

O educador físico Paulo Henrique Menezes

Benefícios do Crossfit

Os benefícios do Crossfit são devido aos exercícios realizados em alta intensidade sob orientação de um instrutor de Crossfit qualificado, sendo os principais:

•          Melhora do condicionamento físico;

•          Maior capacidade cardiorrespiratória;

•          Diminuição do estresse e/ou ansiedade, promovendo sensação de bem-estar e aumento da auto-estima;

•          Fortalecimento e resistência muscular;

•          Tonificação dos músculos,

•          Ganho de massa magra e perda de gordura;

•          Previne lesões devido ao aumento da massa muscular;

•          Estimula o espírito de equipe, já que os treinos são realizados em grupo, permitindo o estímulo e incentivo entre as pessoas que realizam o mesmo treino.

Cuidados necessários na retomada da atividade física

“Em primeiro lugar, não podemos esquecer que continuaremos convivendo com a Covid-19, suscetível à fácil contaminação, então, o uso de máscaras durante a atividade física, seja em ambiente fechado ou ao ar livre, é fundamental. Além disso, o reforço constante de higiene das mãos e dos equipamentos utilizados, garrafa de água individual para hidratação e manter o distanciamento adequado são fatores que contribuem para um retorno mais seguro”, reforça o educador físico.

Para os que pretendem iniciar uma atividade física o primeiro passo é realizar uma avaliação médica e ser orientado e acompanhado por um educador físico. A mesma orientação serve para o retorno de pessoas que foram acometidas pelo Coronavírus, independente do nível de atividade.

Benefícios da atividade física

Para o educador físico Paulo Henrique, a prática de exercício físico é benéfico ao corpo e a mente, especialmente em momentos de estresse como o que estamos enfrentando neste momento. A prática de atividade física ajuda no combate do sobrepeso e da obesidade, melhora os níveis de ansiedade e a qualidade do sono, fatores importantes para uma boa saúde.

“A conquista dos benefícios só vai ocorrer com a manutenção e regularidade da atividade física. Vamos voltar aos esportes e exercícios com todos os cuidados, respeitando as regras e mantendo a saúde em dias”, disse Paulo Henrique.

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