[Diário do Turista] Para quais países podemos viajar?

42 países em todo o mundo estão com restrições leves à entrada de turistas. Maior parte da Europa segue fechada para brasileiros

O turismo foi um dos primeiros setores a sofrer com a pandemia do novo coronavírus. Segundo a Organização Mundial de Turismo, após o aumento no número de casos da Covid-19, as viagens internacionais registraram queda de 70% nos oito primeiros meses de 2020. Os países da União Europeia, que estão entre principais destinos de muitos brasileiros, tiveram voos cancelados e fronteiras fechadas.

O Ministério da Saúde no Brasil recomenda que viagens para países estrangeiros sejam feitas apenas em casos de necessidade. Entretanto, muitas pessoas, mesmo com a crise econômica que faz o euro hoje estar acima de R$ 6, já se planejam para a abertura das fronteiras na Europa. 

Com o avanço das campanhas de vacinação, a situação parece estar um pouco mais favorável para o turismo. Enquanto algumas nações já estudam formas de flexibilizar a entrada de novos turistas, outros países do bloco ainda se mantém resistentes com a reabertura das fronteiras. 

Restrições de turismo para brasileiros 

A imunização da população pode garantir que as portas das fronteiras de países europeus abram em breve. Para que uma flexibilização do turismo aconteça, é necessário que a vacinação alcance ao menos 70% da população adulta na Europa. Entretanto, é possível que os governos esperem que todos os adultos sejam imunizados para que isso ocorra. 

De acordo com dados levantados pela Skyscanner, empresa que oferece serviço de compra de passagens aéreas, cerca de 28 países em todos os continentes possuem restrições moderadas para a entrada de brasileiros. Nessas localidades, viajar é possível caso o turista atenda a alguns requisitos de entrada, como teste de Covid-19 e/ou quarentena na chegada e no retorno do país. 

Nações como Itália, Espanha, Alemanha, França, Portugal e Grécia fazem parte dos 85 países com restrições fortes. Viagens para esses destinos não são recomendadas, uma vez que só é permitido o ingresso no caso de cidadãos ou residentes ou ainda se o viajante atender a requisitos rígidos. 

Mesmo com o número expressivo de países com restrições moderadas e fortes, há ainda, alguns lugares que têm flexibilização maior para a entrada de turistas brasileiros. México, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes e Porto Rico são alguns dos 42 países em todos os continentes com restrições leves, segundo os dados levantados pela Skyscanner. 

No entanto, a situação em cada país pode variar. As restrições vêm sendo atualizadas com grande frequência e podem sofrer alterações ao longo dos próximos meses. Alguns países permitem conexões de brasileiros para outras regiões.

Cancelamentos de viagens já planejadas 

Com o avanço da vacinação, muitos optaram por planejar viagens para os próximos meses. Nesses casos, indica-se acompanhar o desdobramento dos cenários, já prevendo um possível cancelamento ou adiamento.

É importante lembrar que o governo federal publicou a Medida Provisória 1.024/20, que prorrogou até 31 de outubro as regras especiais de reembolso de passagens aéreas em meio à pandemia. Durante esse período, as empresas aéreas têm 12 meses para devolver valores aplicados em viagens. Os clientes ficam isentos das penalidades caso aceitem o crédito para uso no futuro em até 18 meses após a solicitação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s