Negócios com mulheres no comando

Empreendedorismo feminino, comemorado hoje, dia 19, tem representantes fortes e de diferentes segmentos em Goiás. Mulheres guerreiras, independentes, focadas e profissionais exemplares representam 45,9% do mercado

Empreender é para os fortes! Sim, essa afirmação faz todo sentido quando falamos de empreendedorismo feminino. Mulheres guerreiras, independentes, focadas e profissionais exemplares representam 45,9% do mercado. Dados este, concedido pelo Boletim do 1° quadrimestre de 2021 do Mapa de Empresas. Em Goiás, as empresárias Tuany Marra, proprietária da marca de beachwear Alma Lee e Marlene Vieira de Paula, proprietária da Riolax Hidromassagens, são exemplos de mulheres que se aventuraram no mundo dos negócios.

O mundo tem se transformado diariamente e as mulheres ganham destaque nesse novo cenário. Elas passaram de apenas donas de casa à mulheres de negócios, a provedoras da família e chefes de empresas. Com uma capacidade inegável de inovar e comandar, mulheres ao redor do Brasil mostram-se prontas para abrir seu próprio negócio e contribuir ativamente com a economia do País e assim, construir seu legado sem estar na sombra de um homem. Isso é um reflexo de como os conceitos impostos estão em processo de mudança.

Muitas mulheres buscam empreender para saírem da inércia financeira e algumas delas, veem essa oportunidade como uma forma de libertação até mesmo de abusos domésticos. O primeiro passo para essa conquista é o mais importante, acreditar que é possível. Nesse quesito a empresária e estilista Tuany Marra, proprietária da marca de beachwear Alma Lee, dá aula. Em meio a pandemia e uma empresa desfeita, Tuany acreditou no seu sonho e não deixou que as dificuldades a parassem.

“Eu estava grávida, com uma filha ainda bebê, sem equipe e quase sem dinheiro, mas ainda assim acreditei no meu projeto. Passei por todos os obstáculos e abri minha marca e uma loja física em meio a pandemia”, relembra Tuany Marra. Para ela, empreender é sobre acreditar em sonhos, propósitos e superação e ela passa adiante sua experiência por meio da sua marca. “A Alma Lee veio para as mulheres que buscam identidade. Quero, por meio dos meus looks, empoderar aquelas que se veem reféns do modismo e de crenças limitadoras”, continua.

A empresária Marlene Vieira de Paula, proprietária da Riolax Hidromassagens, compartilha do desejo de transmitir força por meio de sua experiência. Desde a primeira vez que entrou na franquia, ela é movida pela paixão por suas lojas e por seus produtos. “Eu vivo verdadeiramente meu negócio e sou feliz por ter decidido dar o primeiro passo para minha independência”, conta Marlene. Ela ainda diz que seu sucesso no mercado de hidromassagem, spas e ofurôs deve-se ao fato de acreditar que o bem-estar promovido tem poder transformador.

Entender a importância dessas mulheres no mercado econômico coloca o País um passo à frente. Seja na Tuany Marra com a sua marca Alma Lee, localizada no Setor Marista em Goiânia, ou na Marlene Vieira de Paula, com unidades da Riolax Hidromassagens em Goiânia e Brasília, se inspire e dê o primeiro passo. Mulheres, estude o mercado, planeje o seu negócio, busque capacitação, faça networking, procure uma linha de crédito e não tenha medo de encarar esse mundo de oportunidades.

Segundo uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho, empresas que se preocupam com o impacto da diversidade de gênero na liderança contam com funcionários mais engajados e têm crescimento de 5 a 20% nos lucros. Então para os homens líderes de empresas, tenham mulheres ao seu lado, você só tem a ganhar. E para as mulheres, sejam empoderadas e autoconfiantes para acreditarem nos seus sonhos e abrirem suas próprias empresas. Isso as levarão mais longe e te darão independência financeira, e o melhor, emocional.

5 filmes e séries inspiradores sobre empreendedorismo feminino

‘Self-made: A Vida e a História De Madam C.J. Walker’ mostra que para potencializar as chances de sucesso de um negócio, é preciso que ele resolva um problema real na vida das pessoas. E é justamente essa uma das principais lições do filme que está disponível na Netflix.

‘Joy: o nome do sucesso’ é mais uma cinebiografia que ajuda a reforçar a importância de ter ideias inovadoras, e acreditar nelas, ao começar um novo empreendimento.

‘Shark Tank’ busca tirar ideias de negócio do papel.

‘Coco Antes de Chanel’ conta a história da estilista que criou uma das maiores e mais respeitadas grifes do mundo desde a sua infância pobre até o sucesso.

‘Girl Boss’, uma série de comédia da Netflix que mostra a história de Sophia Amoruso, empresária responsável pela criação da Nasty Gal, uma marca americana de roupas e acessórios para mulheres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s